top of page

20 curiosidades sobre o Big Ben

Atualizado: 17 de mar. de 2022

O Big Ben é sem dúvidas uns dos monumentos mais famosos da Inglaterra desde 1859

O "Posso te Mostrar?" separou pra você, 20 incríveis curiosidades sobre um dos ícones mais famosos de Londres. A ideia da edificação da torre e do relógio foram incluídos na nova construção do Parlamento de Westminster, após ser destruído por um incêndio em 1834. As margens do rio Tâmisa e entre a ponte e a Abadia de Westminster, o Big Ben é visitado por mais de 20 milhões de pessoas por ano.



Quando você for a Londres não fique decepcionado(a), se você não puder fazer uma selfie com o Big Ben. Calma, vamos explicar o porquê. Há fatos sobre ele que muitas pessoas ainda não sabem.


Vamos a nossa primeira curiosidade?


1 - O Big Ben não é a famosa torre


Se você estiver visitando Londres, você não poderá fazer uma selfie com o Big Ben, pois este é o apelido do sino, que fica dentro da torre. O nome oficial do sino é Great Bell e o do relógio, Great Clock. Você não vai ver o Big Ben, mas poderá ouvi-lo. Vale lembrar que o Big Ben está silenciado desde 2017 para uma grande reforma. Porém tem dado suas badaladas em datas especiais. O término da restauração está previsto ainda para este ano.


2 - Torre Elizabeth


O apelido do sino ficou tão disseminado, que muitos chamam toda a torre de Big Ben. Porém a torre onde está o relógio se chama Elizabeth Tower. Entretanto a torre foi nomeada assim somente em 2012, em homenagem aos 60 anos do reinado da rainha da Inglaterra. Antes, a Torre Elizabeth era chamada de Clock Tower, a Torre do Relógio e também era conhecida pelos jornalistas vitorianos, por Torre de Santo Estevão. Sendo assim, o ícone mais famoso da cidade de Londres não se chama Big Ben. Agora que você já sabe, quando vier a Londres faça inúmeras fotos e selfies com a Torre Elizabeth.



3 - Início da construção


A Torre Elizabeth e o sino Big Ben foram incluídos no projeto original do Parlamento de Westminster, depois do incêndio que a estrutura sofreu em 1834. A pedra fundamental da torre foi colocada no dia 28 de setembro de 1843. A construção demorou 16 anos para ser concluída.


4 - A altura da torre


A Torre Elizabeth possui 96 metros de altura e 11 andares. Para chegar no topo da torre é necessário subir 334 degraus. Ufa! Está previsto um elevador na grande reforma.


5 - O Big Ben


O sino pesa 13,7 toneladas e possui 2,2 metros de altura e 2,7 metros de diâmetro. Já o martelo que toca o Big Ben, pesa 200 kg. O transporte do sino até o parlamento foi feito por 16 cavalos brancos.


6 - As primeiras badaladas


O Big Ben foi inaugurado no dia 31 de maio de 1859, mas as primeiras badaladas foram somente ouvidas em 11 de julho do mesmo ano.



7 - O Big Ben já quebrou


Devido ao peso de 16 toneladas, o sino original caiu e quebrou durante a instalação em outubro de 1858. Um segundo sino de substituição foi erguido em abril daquele mesmo ano, mas com 3 toneladas mais leve. Porém, esse segundo sino também se rompeu. Uma rachadura feita pelo martelo se desenvolveu em 1859, mas o problema foi resolvido mais rapidamente. O sino foi girado um quarto no sentido horário e o martelo o tocou mais leve.


8 - Comprimentos dos ponteiros


Os ponteiros dos relógios são bem grandinhos. Os ponteiros de horas possuem 2,8 metros e os de minutos têm 4,3 metros de comprimento.



9 - Moedas para controlar a hora


Moedas são adicionadas ou removidas do pêndulo para mudar a velocidade do relógio em 0.4 segundo por dia. Pontualidade britânica, não é mesmo? Esse processo é feito por 3 vezes na semana.


10 - Big Ben já atrasou


Raramente o relógio parou de funcionar, mesmo quando Londres foi atingida por um intenso bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial. Mas a pontualidade britânica não está a salvo nem da figura de seu maior ícone. Em diferentes momentos da história, os ponteiros do relógio falharam em apresentar a hora certa. Em 1944, um bando de andorinhas descansou em uma das astes do ponteiro e os pássaros tinham o peso suficiente para retardar o mecanismo do controle de tempo.

Na véspera no Ano Novo de 1962, ocorreu uma forte nevasca e o Big Ben anunciou o novo ano com 10 minutos de atraso, devido ao peso da neve nos ponteiros dos relógios.


11 - Inclinação da Torre

Devido as alterações feitas no solo, especialmente para as construções das linhas de metrô, que passam próximo ao parlamento, isso fez com que a Torre Elizabeth inclinasse aproximadamente 22 centímentros para o noroeste.


12 - Origem do nome Big Ben


Existem duas hipóteses da origem do nome do sino e elas se dão a duas personalidades inglesas. Acredita que o nome Big Ben tenha sido uma homenagem para o primeiro Barão de Llanover, Sir Benjamin Hall. O barão também foi Ministro de Obras Públicas da Inglaterra do início do século XIX e ele coordenou a construção da torre. O "Ben" viria da abreviatura de Benjamin.


A outra hipótese se refere ao boxeador campeão dos pesos pesados, Ben Caunt. Em virtude a sua altura e a sua performance no esporte. Ele também era conhecido por "Big Ben"


13 - Cinco Sinos


O Big Ben é o maior sino do conjunto de 5 sinos que compõe o relógio. O Big Ben somente toca de hora em hora e os outros 4 sinos menores, tocam a cada 15 minutos. Os sinos estão silenciados durante a grande reforma para proteger os restauradores do barulho ensudercedor.



14 - Tentativa de Explosão


Um avião alemão lançou uma bomba na noite de 10 de maio de 1941, que atingiu o topo da torre. Ferragens ornamentais e cantaria foram destruídas. Felizmente as tentativas de destruir a torre por completo foram malsucedidas. Porém, uma das bombas destruiu a Câmara do Comuns do Palácio de Westminster.


15 - A Restauração / Grande Reforma


O valor total da restauração estava estimado para 29 milhões de libras, mas esse valor mais que duplicou e ficou por 61 mil libras. Durante a grande reforma a torre foi coberta por 104 metros de andaimes. A restauração servirá para restaurar e reparar a esfera do relógio e os mecanismos dela. Também está previsto a instalação de um elevador, um banheiro e um local para preparar um chazinho para os trabahadores e visitantes no alto da torre.



16 - Turistas não são bem-vindos


Embora a Torre Elizabeth seja uma grande atração turística, você não poderá visitar o interior dela, a menos que você seja um residente do Reino Unido e seja patrocidado por um membro do Parlamento Britânico. Mas os turistas são bem-vindos a assistir debates dos parlamentares nas Casas do Parlamento, também conhecida como Palácio de Westminster. É necessário que seja feito um agendamento antes.


17 - Luz no topo da torre

A lâmpada no alto da torre é chamada de Luz Ayrton e é somente acessa quando há uma sessão no Parlamento Britânico. O nome foi uma homenagem ao advogado e político lieral Acton Smee Ayrton, conhecido por sua defesa dos direitos trabalhistas. Agora você já sabe, se a lâmpada estiver acessa, os parlamentares estão em assembleia.


18 - A Luz Ayrton


A lâmpada foi instalada em 1885 a pedido da rainha Vitória. Assim, a rainha poderia ver desde o Palácio de Buckingham, que os parlamentares estariam em sessão durante à noite. A luz somente foi apagada durante as duas Guerras Mundiais, para que a torre não fosse alvo fácil de ser encontrada e destruída. Devido a grande reforma, o equipamento será desmontado e restaurado, mas outro equipamento substituirá a Luz Ayrton até o fim da reforma.



19 - Prisão na torre


Ao longo da subida de 334 degraus é possível encontrar celas dentro da Torre Elizabeth. Essas cadeias foram usadas para prender os membros do Parlamento de Westminster, que violavam os privilégios concedidos aos parlamentares.


20 - Maior relógio do mundo


O Bin Ben é o maior relógio de carrilhão de quatro faces do mundo. Cada mostrador de relógio tem 7 metros de diâmetro e é composto por cerca de 312 divisórias de vidro opalino.


Já que você chegou até aqui, vamos deixar para você uma curiosidade extra. Durante a restauração na Torre Elizabeth, os restauradores decobriram que os ponteiros dos relógios haviam sido pintados originalmente de azul e não de preto como se imaginava.



Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouquinho a mais do Big Ben e a da Torre Elizabeth. Se você gostou, compartilhe com seus amigos que pretendem viajar para Londres.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page