top of page

BÉLGICA ADOTA NOVAS MEDIDAS PRA CONTER COVID-19

A partir do dia 26 de dezembro novas medidas entraram em funcionamento. os cinemas, congressos, festas e recreação que operam em locais fechados na Bélgica agora deixam de funcionar. Como está a entrada de brasileiros na Bélgica? A entrada de brasileiros na Europa segue normal?


A medida, de acordo com a atualização do governo, vai atingir ainda os mercados de Natal e as vilas de inverno, atrações muito visitadas em todo o território belga nesta época. O decreto, no entanto, libera o funcionamento de bibliotecas, museus, academias e saunas, além da permissão para a realização de casamentos e funerais. Inicialmente, também havia sido determinado o fechamento dos espaços de cultura, incluindo os teatros, mas o Conselho de Estado suspendeu a regra no dia 28 de dezembro. A adoção das novas normas pretende conter a rápida propagação da variante Ômicron da Covid-19, que já corresponde a 27% das contaminações pela doença no país.


Segundo as autoridades de saúde, a mutação é ‘’muito mais contagiosa que as anteriores, e deve ser a variante dominante no país até o início de 2022’’. Permanecem em vigor a obrigatoriedade do uso de máscara a partir dos seis anos, trabalho remoto e o fechamento dos estabelecimentos do setor de hospitalidade e gastronomia até às 23 horas. As casas noturnas estão impedidas de funcionar. No que diz respeito aos eventos ao ar livre, são impostas regras que limitam a ocupação do espaço a fim de garantir o distanciamento social. Neste momento é permitido apenas um visitante a cada 4m². Para eventos acima de 100 participantes, deverão ser disponibilizados pontos distintos para a entrada e saída dos visitantes. Durante o período do decreto, as competições esportivas poderão ocorrer; porém, sem espectadores.


Ainda conforme as novas normas, nos centros de compras, só serão admitidos grupos limitados de duas pessoas (a contar a partir de maiores de idade que não dividem a mesma residência). Segundo o comunicado oficial, uma avaliação da situação epidemiológica deverá ser realizada até a metade de janeiro de 2022. De acordo com o último relatório divulgado pelo governo belga, mais de duas mil pessoas estão internadas no país com a Covid-19.


Entre os pacientes, 650 ocupam as unidades de tratamento intensivo. Apesar da introdução de medidas mais rigorosas neste final de dezembro para conter a variante Ômicron, os números da pandemia desta última semana na Bélgica apontam para a diminuição dos índices de contaminação por Coronavírus em 36% e de hospitalização em 32%. O governo belga faz ainda um apelo aos residentes do país para que reforcem a imunização diante do crescimento de novos casos de Ômicron pelo território.






10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page