top of page

GRÉCIA APLICARÁ MULTA DE 100 EUROS PARA MAIORES DE 60 ANOS NÃO VACINADOS

A Grécia passaria a multar idosos não vacinados contra a Covid-19. A nova regra passou a valer em 16 de janeiro, e o valor será cobrado todos os meses até o residente da Grécia se imunizar contra a Covid-19.

As pessoas maiores de 60 anos não vacinadas serão multadas em 100 euros por mês, cerca de 632 reais no câmbio de hoje. Na quinta-feira dia 13 de janeiro o governo da Grécia, ressaltou que a imunização anti-Covid é obrigatória para essa faixa etária. A decisão foi tomada porque, segundo informação do governo grego, nove em cada dez mortes relacionadas ao Coronavírus afetam essa faixa etária. O porta-voz do governo ainda disse: Abre aspas "Sete de cada dez pessoas intubadas têm mais de 60 anos e oito em cada dez não estavam vacinadas.


A partir de 16 de janeiro serão aplicadas as sanções previstas na lei e será imposta uma multa administrativa mensal de 100 euros enquanto essas pessoas não se vacinarem", fecha aspas. Para incentivar a vacinação contra a Covid-19, o primeiro-ministro grego, anunciou desde o fim de novembro de 2021 que a vacina se tornaria obrigatória para os maiores de 60 anos, mas deu prazo até o dia 16 de janeiro para que se adequassem à medida. Segundo dados oficiais do fim de novembro, cerca de 67% da população grega está vacinada.


Entre os adultos, esse percentual chega a 79%. A pandemia levou a óbito mais de 21.600 pessoas na Grécia, e a taxa de mortalidade aumentou consideravelmente desde o início de novembro do ano passado. No dia 12 de janeiro, 77 pessoas morreram em 24 horas, enquanto 670 pessoas permaneciam internadas em UTI. Diante da persistência da variante Ômicron, as autoridades de Saúde da Grécia decidiram prorrogar em uma semana, ou seja até 23 de janeiro, às restrições impostas há 15 dias como exigência de máscaras com dupla proteção nos supermercados e transporte público; toque de recolher à meia-noite nos estabelecimentos de entretenimento; exigência de teste PCR negativo para visitas à casas de saúde, entre outras.


Ainda sobre a Grécia, recentemente, um terremoto de magnitude 5,4 foi registrado no domingo dia 16 de janeiro no norte do país, próximo à Salônica, uma das cidades mais importantes do país. O epicentro do terremoto foi localizado no mar, a uma profundidade de 10 km, não houve registros sobre vítimas ou danos. Vale ressaltar que a Grécia mantém as suas informações um pouco confusas quanto ao receber turistas brasileiros, mesmo em sites oficiais como o Portal Consular do Brasil deixam em dúvida as restrições.



2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page