top of page

Portugal: O que fazer em Lagos



Lagos é uma cidade da região do Algarve, bem animada, cheia de história e cultura. Com muito a oferecer a seus visitantes, especialmente para quem procura um local que combine história e férias.


Atualmente, Lagos é um dos destinos turísticos mais populares do Algarve, tanto para portugueses quanto estrangeiros. A cidade mantém a arquitetura típica do Algarve nas suas ruas e caminhos encantadores. As casas que se estendem sobre a colina, mantêm os detalhes arquitetônicos típicos da região.


A própria cidade passa uma sensação de calma e paz, que fazem a gente não querer mais sair de lá. O centro histórico é um dos mais belos do Algarve. E tudo isto rodeado por muralhas e torreões seculares.



Praia dos Estudantes



A Praia dos Estudantes, em Lagos, é um dos belos cenários do Algarve. Fica ao lado da Praia Dona Ana, considerada a melhor do mundo segundo publicações especializadas em turismo. E a sua marca registrada é a chamada Ponte Romana de Lagos.


A Praia dos Estudantes oferece uma pequena praia protegida por formações rochosas que se estendem ao mar, oferecendo um ambiente tranquilo.


Esta praia está rodeada por falésias, onde foram escavados dois túneis; um desses túneis, dá acesso a uma pequena praia com vista a uma belíssima passagem em arco, construído pelo homem para ligar uma das falésias à terra; enquanto outro túnel liga esta praia a Praia da Batata.


Praia do Pinhão



Da Praia do Pinhão se pode observar a vegetação típica da costa; pampilho-marítimo, açafate-de-prata, salgadeira e soda crescendo abundantemente em cavidades rochosas, além de outras espécies, como a aroeira e a oliveira-brava, abundantes no local.


A praia é dividida por formações rochosas que mostram arcos e grutas, as areias são pequenas e colocadas entre altas falésias, esculpidas em rochas de cores quentes. Na pequena zona norte da praia, o miradouro é construído com degraus que descem até o mar, permitindo, na maré alta, entrar na água salgada sem passar pelo areal.


A ampla área rochosa submersa existente na praia é bastante convidativa a mergulhos, e apesar de estar perto da malha urbana de Lagos, a praia se mostra relativamente tranquila.



Ponta da Piedade



Este é um dos pontos turísticos mais visitados do Algarve, principalmente pela vista! Além de uma praia, a Ponta da Piedade é também um monumento natural e turístico da cidade de Lagos graças às várias formações rochosas do local, provocadas pelo vento e correntes do mar.


É possível encontrar penhascos de até 20 metros de altura. Essas formações rochosas criaram diversos túneis naturais, cavernas e rochas arqueadas. No geral, a bela vista nos oferece um mar calmo, profundo e com cores turquesas e tons de verde.



Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho!!


Marina de Lagos



A Marina de Lagos é bem famosa e situa-se junto ao porto de pesca de Lagos. Possui capacidade para 462 barcos de até 30 metros de comprimento e 4 metros de profundidade.


Presta todos os tipos de serviços, como zona comercial com supermercados e restaurantes, tem internet wireless, telefones públicos, hotel com spa e piscina, parque infantil, parque de estacionamento, serviço de lavanderia, entre tantas outras coisas.


É um local interessante e completo, que você pode visitar mesmo que não pretenda fazer um passeio de barco.



Forte da Ponta da Bandeira



O Forte da Ponta da Bandeira, também conhecido como Forte de Nossa Senhora da Penha de Franca, foi construído no século XVII, para proteger o porto, que hoje é de onde partem os barcos que fazem excussões para Ponta da Piedade.


O Forte da Ponta da Bandeira conserva, até hoje, muitas das suas características originais, mas seu trabalho defensivo deu lugar ao trabalho educativo, atualmente possui um núcleo museológico dedicado aos “Descobrimentos Portugueses/Henriquino”.


Além desse núcleo, o forte também abriga uma capela dedicada a Santa Bárbara, decorada com azulejos do século XVI. De seu terraço é possível desfrutar de belas vistas sobre a cidade de Lagos e de parte da costa algarvia.


Castelo de Lagos



O surgimento do Castelo de Lagos seguiu a longa história da cidade. Embora o castelo não tenha sobrevivido até hoje e o conjunto de muralhas medievais esteja relativamente alterado, Lagos é a cidade fronteiriça mais fortificada do Algarve.


Os muros foram reforçados no final do século XIII, com a construção de outros fortes que serviam para proteger a cidade e o seu porto, entre outros, destacam-se o Forte da Ponta da Bandeira e o Forte da Meia Praia.



Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu chip de viagem e fica totalmente conectado! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho. Muito obrigada!



Passeios de barco - Ponta da Piedade



Tanto pelas praias como por suas grutas, uma das principais atrações de Lagos é a sua costa. Então não é de se surpreender que tenha muitas empresas que oferecem passeios de barco para as cavernas.


Os passeios geralmente são realizados em pequenas embarcações (para 2-4 pessoas) e demora cerca de uma hora. A paisagem vista do barco é incrível e muito diferente do que se vê em terra.


Durante o passeio, irá navegar ao longo da costa até à Ponta da Piedade, enquanto aprecia as vistas das praias, das impressionantes falésias e várias formações rochosas, que por vezes, têm formas excêntricas. Alguns navios entram em algumas cavernas, possibilitando experiencias e fotos fantásticas!



Praia da Batata



A Praia da Batata é uma famosa praia urbana localizada entre a Praia dos Estudantes e a zona oeste da Ribeira de Bensafrim. Atrás do areal existe um penhasco, com uma encantadora praça empedrada, que oferece várias atividades de lazer. A praia tem muitos buracos e áreas protegidas devido à formação de rochas e falésias.



Igreja de Santa Maria de Lagos



A Igreja de Santa Maria de Lagos, situada na Praça do Infante de Lagos, foi construída nos séculos XV e XVI e até hoje mantém a sua entrada do século XVI. Toda a igreja remonta a meados do século XIX, quando foi restaurada após um grande incêndio.


La se encontra um inusitado mural atrás do altar, que mostra uma batalha entre anjos laranjas e roxos. No seu interior encontram-se ainda as estátuas de Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora da Piedade.


Na sacristia da Igreja de Santa Maria também existe uma coleção de pinturas do século XVIII, uma das quais destaca a imagem do Menino Jesus, vestido com roupas da época.



Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:



45 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page