Trabalhe em Portugal e receba acima do salário mínimo
Hoje eu trago para você algumas opções de empregos em Portugal onde você consegue bons salários mesmo sem precisar ter curso superior.

Eu trouxe recentemente uma matéria sobre as profissões técnicas com ótimos salários aqui em Portugal e agora eu quero compartilhar com você algumas maneiras de você conseguir trabalhar com uma delas aqui no país.
Vou começar com a função de Estivador, que recebe um salário médio de 3.000 a 3.500 euros por mês | 42.000 a 49.000 euros por ano.
O que é o estivador? O Estivador pode ter diversas funções dentro da sua atuação no porto, onde chegam e saem os navios com cargas. Ele é a pessoa que prepara estas cargas com as mercadorias, que as leva até o navio ou tira de lá. Também podem operar máquinas e equipamentos, se assim for a função.
É um trabalho que exige muito do físico e têm de estar preparado para trabalhar na área externa, seja no frio, na chuva, ou nos dias de calor intenso, como tem sido esses últimos meses. E para trabalhar de estivador você precisa ter o ensino médio completo e é sempre bom ter uma formação em Segurança e Saúde no Trabalho Portuário. Muitas vezes, as próprias empresas oferecem essa formação aos novos trabalhadores.
O Porto de Leixões, que fica nas proximidades da cidade do Porto e é o maior porto da Região Norte, oferece cursos pagos nesta área, inclusive inglês para trabalhos marítimos.
Lembre-se que por aqui em Portugal, o maior parceiro económico do país nas importações e exportações é a União Europeia, portanto muitas funções precisarão ter contato com pessoas que falam outras línguas. Eu pesquisei aqui e encontrei também a empresa logistel, que tem sede em Lisboa e no Porto, também oferece diversos cursos na área Marítima e Portuária, como operação de guindaste, sinaleiro, operador de grua e outros. Para quem ainda está no Brasil, mas já quer ir se preparando, há alguns cursos espalhados pelo país. Dê uma olhada na sua região.
Quer um cupom de desconto EXCLUSIVO para comprar o seu Seguro Viagem? Acesse este vídeo e garanta o seu!
Já o Modelador têxtil/Modelista ganha em média de 2.500 a 3.000 euros por mês | 35.000 a 42.000 euros por ano. Ele é o responsável por transformar os croquis, os desenhos de roupas, em moldes para as fábricas.
A Modelação Têxtil exige uma formação específica e também conhecimentos técnicos para fazerem a ligação entre o estilista, que desenha a peça, e os operários que vão fabricar aqueles modelos. É ele quem vai analisar os desenhos e fichas técnicas de peças de vestuário, fazer moldes a partir dos desenhos dos criadores, elaborar o molde inicial, usar softwares específicos e por aí vai.
Para quem não tem experiência na área, ter um curso profissional de Modelação é essencial. Aqui em Portugal a empresa MODATEX - Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, tem um curso de formação profissional bem completo em Modelista de Vestuário, inclusive com apoios sociais aos desempregados. No Brasil é possível realizar o curso de Modelista no Senac de diversos estados, por exemplo.
O Ferramenteiro que recebe em média 2.500 a 3.000 euros por mês | 35.000 a 42.000 euros por ano, realiza a confecção e o reparo de ferramentas de corte, dobra e outras estruturas em chapas de aço e materiais metálicos. Monta e ajusta os componentes das peças. Há Academias de Formação, como a ATEC aqui em Portugal, que possui uma colaboração entre empresas como a Volkswagen Auto Europa, a Siemens, a Bosch e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, e claro que quem faz os cursos por lá já tem meio caminho andando para ser contrato por uma dessas empresas, porque eles possuem o interesse em formar profissionais para este setor. Então pense nessa possibilidade.
A ATEC tem vários outros cursos em diversas áreas de formação e o melhor de tudo: é totalmente custeado pelo Governo, então ele sai de graça para você, mesmo sendo estrangeiro. Por serem cursos técnicos, você precisa ter o seu diploma de ensino médio concluído, há algumas opções para quem tem o ensino fundamental concluído, lembre de trazer o seu diploma escolar e histórico com a apostila de haia para ter validade aqui. Se você não sabe o que é o apostilamento, dá uma olhada aqui nesse vídeo que eu explico tudo:
Para cursar na ATEC você precisará ter a sua Autorização de Residência, então se você ainda está por vir, pense em solicitar o seu visto, qualquer um que seja, pode ser o de procura de trabalho, arranje seu emprego por aqui, e assim que estiver com o título de residência, que é o documento que mostra que você está legalizado em Portugal, você pode realizar um desses cursos técnicos que vai te dar possibilidades de salários muito melhores, ok? Há vários cursos que são no horário da noite, por exemplo. O começo eu sei que não é fácil, mas coloque tudo isso como meta para você. Já pensou do seu curso já ser encaminhado para uma dessas grandes empresas?
Vou deixar outra dica para você que é dar uma olhada no site do iefp.pt. O IEFP é o Instituto do Emprego e Formação Profissional aqui de Portugal. É nele que você vai procurar as vagas de emprego, se cadastrar por lá e também olhar as centenas de vagas de cursos de formação que o Governo oferece em parcerias e que sai de forma gratuita para você. Eu entrei hoje na parte de formação, e constam 3.003 cursos disponíveis em todo o país. Só aqui na parte do Norte são mais de 900 opções de cursos que vão desde de técnicos de cozinha, a técnico de saúde, de gestão de transporte, reparação de pintura, esteticista, tem de tudo por lá. Então dê uma olhada.
O salário mínimo em Portugal é baixo, comparado ao restante da Europa, e quanto mais você se especializar, você aproveitar essas oportunidades, ainda mais de forma gratuita, conseguindo um diploma europeu, mais fácil será para você conseguir melhor opção de trabalho e de salário. Pense nisso!
Lembrando que o Presidente já promulgou o novo regime de estrangeiros em Portugal, então, a partir de agora, ficará mais fácil para que você venha trabalhar por aqui. Quer entender mais sobre a mudança nos Vistos para Procurar Trabalho em Portugal? Acompanhe tudo lá no YouTube.
Leia mais:
Site que indicamos para se cadastrar e encontrar emprego em Portugal
Conheça 30 empregos bem pagos e que não requerem um curso superior em Portugal
Ficou com dúvidas?
Não se preocupe!
Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.
E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com nosso trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.
Muito obrigado!