top of page

VULCÃO DAS ILHAS CANÁRIAS MANTÉM EM ERUPÇÃO E VOOS SÃO CANCELADOS

Para quem ainda não sabe, neste último sábado, dia 25 de setembro, o vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha Espanhola La Palma que faz parte do arquipélago das Ilhas Canárias e pertence à Espanha, iniciou uma nova fase explosiva. Ele já havia entrado em erupção no domingo passado, dia 19. O aeroporto da ilha foi reaberto neste domingo, mas os voos permanecem cancelados pois o vulcão continua lançando lava e emitindo nuvens de cinzas uma semana após a primeira erupção. A operadora de aeroportos da Espanha, Aena, disse que o aeroporto foi reaberto depois que as equipes retiraram as cinzas da pista. Mas a companhia aérea das Ilhas Canárias, Binter, afirmou que manterá os voos cancelados até que se tenha condições de voo garantindo a segurança de todos.

A erupção destruiu centenas de casas e forçou a evacuação de quase seis mil pessoas desde que começou em 19 de setembro. Os viajantes enfrentam voos cancelados, e muitos entraram em longas filas no porto, na esperança de conseguir um barco para fora da ilha. Neste último domingo, a operadora de balsas Fred Olsen Express disse que acrescentaria uma viagem extra de ida e volta entre La Palma e Tenerife de segunda a quarta-feira. Em comunicado, a operadora disse que: “O Fred Olsen Express aumentará as conexões para continuar atendendo à demanda de transporte gerada pela situação de energia causada pela erupção vulcânica”. Algumas pessoas que foram retiradas de cidades próximas ao vulcão foram autorizadas a voltar para suas casas para pegar seus pertences.


La Palma, possui uma população de mais de 83 mil habitantes. Nenhuma morte ou ferimentos graves foram relatados na erupção do vulcão, mas cerca de 15% da colheita de banana pode estar em risco, podendo afetar milhares de empregos. Se você tem viagem marcada para a região informe-se com o seu agente de viagem e com a companhia aérea sobre como proceder e os brasileiros, moradores e demais turistas que estão por lá precisam circular com uma máscara SP2, que também é usada para evitar a transmissão de Covid-19 e óculos protetores. As cinzas são tóxicas e prejudiciais para a saúde. E todos devem seguir as instruções de evacuação, retornando ao seu endereço ou hotel apenas quando for oficialmente seguro.



6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page