top of page

Conheça 30 séries, documentários e filmes sobre a monarquia britânica

Em comemoração ao Jubileu de Platina da rainha Elizabeth, preparamos uma lista de filmes, séries e documentários da monarquia britânica para você maratonar e conhecer os mistérios da realeza

Imagem: Divulgação/Netflix

A monarquia britânica desfruta de muitos privilégios, porém nem tudo são flores na família real; intrigas, divórcios, interesses, disputas, abdicação, alcolismo e escandalos sexuais. Quando vemos a requinte da família real na televisão, nem imaginamos os bastidores da realeza que há uma legião de fans. São tantos os interessados nas histórias e nas curiosidades da monarquia, que foram gravadas muitas produções cinematográficas para mostrar os mistérios da família real. Muitos dos personagens da realeza foram fundamentais para a história do Reino Unido.


Este ano a rainha Elizabeth comemora 70 anos de reinado e o Jubileu de Platina está sendo comemorado durante todo este ano de 2022 no Reino Unido e na Comunidade Commonwealth. Por isso, o Posso Te Mostrar? preparou uma longa lista de séries, documentários e filmes da monarquia britânica para você ficar sabendo dos mistérios da família real.

SÉRIES


1- The Crown Imagem: Divulgação/Netflix

Série mais cara da história e um dos maiores sucessos da Netflix. The Crown mostra episódios importantes da história da família real britânica, começando pela cerimônia de coroação da rainha Elizabeth II, em 1953. A cada temporada os anos mudam e também os atores que interpretam os personagens. Estão disponíveis 5 temporadas.


2- The White Princess Imagem: Divulgação/Company Pictures

Quando acaba a Guerra das Rosas uma jovem é obrigada a se casar com Henry, um dos maiores rivais da família, para que possa voltar ao país. Já casada, ela descobre que o irmão está criando um plano para comandar o trono.


3- The Tudors Imagem: Divulgação/Showtime

Na série The Tudors, a história da família real que acompanhamos é lá do século 18, no reinado de Henrique VIII, interpretado por Johnathan Meyers, desde quando ele ainda lutava para conquistar o assento mais desejado da Inglaterra. Em meio a isso, ele acaba se apaixonando por Ana Bolena, papel da atriz Natalie Dormer, mesmo sendo casado com Catarine of Aragon (Maria Doyle Kennedy), precisando então descobrir uma forma de que essas polêmicas não prejudiquem a sua reputação. A série volta a contar a história de Henrique VIII. São 38 episódios que retratam fielmente o período conturbado.


4- The Windsors Imagem: Divulgação/NOHO Film and Television

Em 2016, a família real se transformou em comédia com o lançamento da sitcom The Windsors. A série conta a história fictícia de Camilla (Haydn Gwyne), que tem o grande sonho de se tornar rainha. Também estão na história Pippa Middleton (Morgana Robinson), uma jovem rebelde que tem inveja de Kate Middleton (Louise Ford), a irmã mais velha.

5- The Last Kingdom

A série passa em 872, quando muitos dos reinados que hoje fazem parte da Inglaterra caíram nas mãos dos Vikings. Em uma mistura de heroísmo, política, religião, coragem, amor, lealdade, e a eterna busca por identidade, a série mistura figuras reais que fazem parte da História com eventos e personagens fictícios. O protagonista Osbert é rebatizado como Uhtred depois que seu irmão mais velho, que tinha o mesmo nome, é morto em batalha. Além do irmão, o pai e vários outros homens também são assassinados pelos Danes, um grupo de outro reinado. Os únicos sobreviventes são o tio e a madrasta. Uhtred é levado pelo grupo inimigo e transformado em escravo junto com outra menina da mesma comunidade chamada Brida. Anos depois, o líder dos Danes está prestes a casar a filha mais velha, mas um grupo que quer tomar o poder invade a celebração e incendeia o lugar, matando quase todos. Uhtred consegue fugir junto com Brida e tentam sobreviver na floresta. Temporadas: 5


6- The Story of Diana Imagem: Divulgação/Netflix

The Story of Diana, série documental de 2017, conferimos a história da jovem princesa, que se casou muito cedo com o Príncipe Charles, mais de 10 anos mais velho, com todos os conflitos que ela passou com a família real e as dificuldade enfrentadas na adaptação de deixar a sua liberdade de lado. A trama traz pessoas que conviveram com Lady Di até os seus últimos momentos em vida, quando tudo acabou em um trágico acidente.



Filmes:


7- A Favorita

Inglaterra está em guerra com a França. A frágil rainha Ana da Grã-Bretanha (Olivia Colman), ocupa o trono e sua amiga próxima Sarah Churchill, Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz), governa em seu nome, enquanto cuida da saúde e do temperamento da rainha. Quando uma nova empregada, Abgail (Emma Stone) chega à corte, seu charme a aproxima de Sarah que a coloca sob sua asa e Abgail vê isso como a chance de retornar ao seu status de aristocrata. Conforme as políticas de guerra tomam cada vez mais tempo de Sarah, Abgail começa a se aproximar cada vez mais da rainha. Essa amizade a deixa mais próxima de alcançar seus objetivos, e ela não deixará nenhuma mulher, homem ou políticas ficarem em seu caminho.


8- A Jovem Rainha Vitória

Os primeiros anos da Rainha Vitória no poder foram turbulentos. Ela foi coroada em meio a um clima hostil causado pela disputa pelo trono em sua família. Se aproximando cada vez mais de Albert, príncipe da Bélgica, ela recebe o título de rainha, e passa a ser cortejada pelo primeiro-ministro inglês, Lorde Melbourne. A instabilidade gera uma crise institucional no país, e Vitória precisa ter cuidado ao interferir nos assuntos políticos da Inglaterra.


9- A Rainha

A história se concentra na repercussão da morte de Lady Di, divulgada em 1 de setembro de 1997, quando a rainha Elizabeth 2.ª não consegue entender a reação emocional do povo britânico e permanece isolada com a rainha-mãe, o marido, o duque de Edimburgo, seu filho, o príncipe de Gales, e os netos — os príncipes Guilherme e Henrique de Gales no Castelo de Balmoral, na Escócia. Tony Blair, recém-empossado como primeiro-ministro, percebe que precisa agir para reaproximar a família real da população.


10- O Discurso do Rei Imagem: Divulgação/See-Saw Films

O renomado filme conta a história de George (Colin Firth), um integrante da realeza britânica que sofre com a gagueira desde que tinha quatro anos de idade. O problema o atrapalha nas atividades reais que envolvem o discurso e, para isso, ele busca a ajuda de diversos profissionais, mas sem sucesso. Tudo muda quando ele conhece o terapeuta de fala Lionel Logue, interpretado por Geoffrey Rush.



11- O Romance do Século

A apaixonante história do rei Edward VIII (irmão do personagem principal de O Discurso do Rei), que abdicou do trono da Inglaterra em nome do amor à Wallis Simpson, americana e divorciada. O caso gerou um grande escândalo na época. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Figurino e recebeu o Globo de Ouro de Melhor Canção Original.


12- A outra

Uma fascinante e sensual história de intriga, romance e traição. Duas irmãs, Anne (Natalie Portman) e Mary (Scarlett Johansson) Bolena conduzidas pela ambição da família, na busca pelo poder e status se envolvem em um jogo, onde o amor e a atenção do rei da Inglaterra é o objetivo. Jogadas na perigosa e excitante vida da corte, o que era para ser uma tentativa de ajuda à família, transforma-se em uma cruel rivalidade entre irmãs.


13- Rei Charles III

Drama televisivo sobre a ascensão do príncipe Charles ao trono após a morte da rainha Elizabeth II. Relata o conflito com o Parlamento britânico quando Charles se recusa a assinar um projeto de lei que limitaria a liberdade de imprensa.


14- Sua Majestade, Mrs Brown

Após a morte do marido, príncipe Alberto em 1861, a Rainha Vitória entra num luto profundo, e evita todos os compromissos sociais e públicos. O fiel serviçal do finado príncipe, John Brown, torna-se o cavalariço da rainha e consegue trazer a soberana de volta à vida. Mas a amizade entre os dois vira um escândalo e gera diversas fofocas na corte, que não admite que um homem do povo (principalmente um escocês considerado arrogante) tenha tanta influência. Ele é obsessivamente preocupado com a segurança da rainha e, em virtude de tudo isto, ela é maldosamente chamada de "Sra. Brown", em inglês "Mrs Brown".

15- Becket: o Favorito do Rei

O Rei Henrique II vive uma queda de braços com a Igreja. Assim que o Arcebispo de Canterbury morre, o rei tem uma idéia genial, que consiste não nomear nenhum religioso para o cargo e sim Becket, um grande amigo de muitas farras, que apoiaria e ficaria contra a Igreja.


16- O Leão no Inverno

O rei Henrique II mantém a esposa, a rainha Eleanor trancada em seus aposentos do castelo por causa das frequentes tentativas de tirá-lo do trono. Mantendo a mulher fora do caminho, o rei também aproveita para galantear jovens senhoritas do reino. O que ele não sabe é que a esposa, mesmo na clausura, tenta armar um plano para que o filho Richard, o segundo da linhagem, assuma o trono.


17- Elizabeth Imagem: Divulgação/PolyGram Filmed Entertainment

Neste período, a meia-irmã de Elizabeth, Mary Tudor (Kathy Burke), enfrenta um tumor grave e está com os dias contados para a sua morte. Para piorar a situação, as irmãs possuem ideologias religiosas diferentes e entram em conflito em relação a qual será o destino do país nessa questão, com qualquer uma das decisões sendo de extrema importância. Os primeiros anos de reinado de Elizabeth I são retratados no longa. A filha de Henrique VIII com Ana Bolena foi interpretada por Cate Blanchett e rendeu um Oscar de Melhor Maquiagem.


18- Elizabeth: A Era de Ouro Imagem: Divulgação/Universal Pictures

A atriz Cate Blanchett atua como Rainha Elizabeth I, mais madura e no ano de 1585. Ela enfrenta diversas crises em seu reinado, como intrigas dentro da corte, casos de assassinato e também conflitos pessoais. Prestes a entrar em uma guerra, ela busca controlar as suas tarefas de poder enquanto tenta lidar com um amor proibido.


19- Harry & Meghan: Um Amor Real

Príncipe Harry (Murray Fraser) e a atriz Meghan Markle (Parisa Fitz-Henley) iniciaram um namoro em segredo para evitar os holofotes da imprensa. Quando o relacionamento é revelado, a notícia logo ganha enorme proporção pelo fato do herdeiro da Coroa britânica ter se apaixonado por uma atriz americana.


20- Loucuras do Rei George (1994)

O longa aborda a vida de Rei George III e a saúde mental dele.


21- Victoria & Abdul

Baseado numa história verídica, "Vitória & Abdul" retrata uma amizade improvável durante os últimos anos do extraordinário reinado da Rainha Vitória. Quando Abdul Karim, um jovem empregado, viaja da Índia com o objetivo de participar no Jubileu de Ouro da Rainha, é surpreendido ao cair nas boas graças da Rainha. Enquanto a Rainha começa a questionar as constrições do seu já longo cargo, cria-se uma aliança inesperada entre os dois, sendo a lealdade que têm um para com o outro ameaçada tanto pela família como pelo círculo restrito da Rainha.

À medida que a amizade se intensifica, a Rainha começa a ter uma visão diferente do mundo, recuperando o seu sentido de humanidade.


22- Diana

A produção explora os dois últimos anos de vida de Diana, incluindo seu divórcio do príncipe Charles, assédio da imprensa, trabalhos filantrópicos e muitos dos desafios que enfrentou na época. Sua história ganha uma reviravolta quando ela conhece o médico Hasnat Khan que não há títulos reais e ela fica apaixonada por ele.


23- Lady Di: Suas Últimas Palavras

Este mostra os depoimentos reais de Diana, enquanto o autor Andrew Morton, escrevendo um livro sobre a sua história, a entrevistava. As falas são acompanhadas por imagens reais da jovem e da sua vida que passou de simples a conturbada.


24- Henry VIII

Um dos longas que aborda o personagem mais polêmico da realeza, o rei Henrique VIII. Os seis casamentos, a ruptura com a igreja e sua personalidade desagradável são contados no filme que aborda os 38 anos de seu reinado.


25- Sua Majestade, Mrs. Brown (1998)

O longa retrata a história de Rainha Vitória no período após a morte de seu amado marido, Príncipe Alberto. Nesta fase, ela teve uma relação próxima com seu subordinado John Brown. Este envolvimento causou escândalo na sociedade.


26- ‘W.E. – O Romance do Século’

Dirigido pela cantora Madonna, o filme conta um pouco do porque o pai de Elizabeth II assumiu o cargo. Um drama romântico que relata duas histórias paralelas: o caso de amor entre o Rei Eduardo VIII e a americana divorciada Wallis Simpson em 1936, e uma mulher que fica obcecada com esse romance após ler várias cartas de Wallis em 1998.



DOCUMENTÁRIOS


27- Lady Di: Suas Últimas Palavras

É um documentário que usa as palavras da própria Diana, ao explorar entrevistas concedidas pela princesa, mostrando muito dos seus pensamentos e opiniões sobre episódios íntimos e marcantes de sua vida.


28- The Royal House of Windsor

O documentário conta os últimos 100 anos de história da família real britânica, abordando relações familiares, políticas e com o poder.


29- Elizabeth At 90: A Family Tribute

A Family Tribute é um documentário de televisão de 2016 feito para comemorar o 90º aniversário da rainha Elizabeth II. Foi produzido pela BBC e dirigido por John Bridcut, e narrado por Charles, Príncipe de Gales.

30- Henry VIII (2003)

Aborda o personagem mais polêmico da realeza, o rei Henrique VIII. Os seis casamentos, a ruptura com a igreja e sua personalidade desagradável são contados no filme que descreve os 38 anos de seu reinado.


Algumas séries e filmes aqui listados são mera ficção, mas a maioria são fatos históricos.



Posts recentes

Ver tudo

תגובה אחת


Muito bom !!!! Amei a reportagem vou ver os que ainda não vi 😊😊

לייק
bottom of page