top of page

Alternativas para comprovar a vacinação

Como muitos já sabem o Ministério da Saúde foi vítima de um suposto ataque hacker na noite de ontem, que por enquanto tem implicações para a base de dados de brasileiros vacinados. O site da instituição saiu do ar e o aplicativo Conecte SUS, que emite o certificado digital internacional de vacinação utilizado pelos viajantes para comprovar a imunização, simplesmente deixou de exibir os dados das vacinas. O app também está apresentando dificuldade para o login dos usuários.



Enquanto o sistema nacional está fora do ar, existem algumas alternativas que podem ser utilizadas pelos viajantes para comprovar as doses de vacina:

  1. A carteira física de vacinação é aceita na maioria dos casos. É a melhor alternativa no momento.

  2. O arquivo em PDF do comprovante de vacinação ou o print da tela do Conecte SUS podem ser usados como comprovante na maioria dos casos. Existe um código de barras que permite a validação, mas no momento essa funcionalidade pode estar prejudicada.

  3. Plataformas de saúde de estados e municípios. Verifique se há algum site ou aplicativo disponível para vacinados na sua cidade. Por exemplo, na cidade de São Paulo existe a Plataforma da Saúde Paulistana (e-saúdeSP), tem os dados de imunização dos usuários e certificado. Já o Aplicativo do Poupatempo Digital tem os dados de vacinação de quem foi imunizado no Estado de São Paulo.

Quem tiver viagens previstas nos próximos meses para países ou destinos que exijam o comprovante de vacinação a recomendação é salvar o PDF e o print de tela do seu certificado digital internacional de vacinação e da sua família e manter isso acessível para eventualidades.





171 visualizações0 comentário
bottom of page