top of page

CERTIFICADO DE COVID SUÍÇO PASSARÁ A SER OBRIGATÓRIO A PARTIR DE OUTUBRO CUSTANDO 30 FRANCOS SUÍÇOS

Suíça passou a exigir o certificado de vacinação para entrada em lugares fechados como museus e restaurantes. Por enquanto, os certificados emitidos no país de origem do turista estão sendo aceitos. Para quem foi vacinado no Brasil, o aceito é aquele do conecte sus em inglês, que eu explico como tirar o seu neste vídeo aqui. mas em breve isso vai mudar, e a mudança vai mexer no bolso do turista.


A conversão do certificado de outros países, como o do Brasil, para o Certificado de Covid Suíço passará a ser obrigatória no próximo dia 25 de outubro e custará 30 francos suíços (o equivalente a R$ 180). Então até o dia 24 de outubro você pode apresentar apenas o certificado brasileiro em inglês para fazer turismo na Suíça, segue tudo normal. Mas a partir do dia 25 será necessária a conversão dos certificados de vacinação originais para o certificado suíço. E infelizmente para aqueles que foram vacinados com a Coronavac e estão indo a turismo para lá, o certificado para entrar nos estabelecimentos fechados não é válido. Para esta conversão, só são aceitas as vacinas aprovadas pela Agência de Medicamentos Europeia (EMA), o que não inclui a Coronavac por enquanto. Então para ficar claro: A Coronavac continua sendo aceita para entrada na Suíça, porém por enquanto não há possibilidade de converter o certificado de quem foi vacinado com ela para o Certificado Suíço de Covid.


Com isso, o turista que foi imunizado com essa vacina precisa realizar testes de antígeno a cada 48 horas (ao custo de CHF 70 francos suíços cada) ou RT-PCR a cada 72 horas (ao custo de CHF 160 franco suíços cada). Os testes podem ser enviados para o aplicativo Covid Certificate, disponível para Android e iOS. De acordo com o escritório de turismo da Suíça no Brasil, Tudo isso muda a partir de 25 de outubro: onde todas as vacinas aprovadas pela OMS poderão ser aceitas para emitir o certificado suíço. Ou seja, aqueles imunizados com a CoronaVac poderão obter o documento. A Suíça iniciou a conversão dos certificados de vacinação originais para o certificado suíço no dia 11 de outubro. Este serviço, como eu disse, passará a ter o custo de CHF 30.


Os procedimentos para tirar o certificado Covid e utiliza-lo nos estabelecimentos fechados que passaram a exigir o comprovante varia de acordo com a cidade onde irá se hospedar. Para Zurique, por exemplo, para suíços ou residentes é necessário enviar a copia do certificado de vacinação, copia de um documento, e preencher um formulário simples com os dados pessoais. Vamos ver como ficará para a conversão do certificado de turistas, se será emitido pessoalmente na chegada por lá ou se será possível solicitar antecipadamente. Ainda não foi informado como fica o caso das pessoas com vacinas mistas, como por exemplo aqui no Brasil que está aplicando uma dose de reforço da Pfizer em quem tomou a vacina Coronavac. Lembrando que a França, por exemplo, emite o passe sanitário gratuitamente e é possível usa-lo em toda a União Européia.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page