top of page

Copa do Mundo 2022 no Catar: perguntas e respostas

A Copa do Mundo de 2022 no Catar começa dia 20 de novembro e vai até 18 de dezembro. Veja abaixo perguntas e respostas sobre o Mundial.

Quantas seleções participam da Copa do Mundo 2022?

São 32 seleções, divididas em oito grupos: além de Brasil e Catar, participam Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Camarões, Canadá, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Gana, Holanda, Inglaterra, Irã, Japão, Marrocos, México, País de Gales, Polônia, Portugal, Senegal, Sérvia, Suíça, Tunísia e Uruguai.


Quando será a final da Copa?

A taça será disputada no Estádio de Lusail, que fica em Doha, capital do Catar, no dia 18 de dezembro às 16h no horário de Brasília.

Quando será o primeiro jogo do Brasil?

A estreia do Brasil na Copa será contra a Sérvia no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, às 16h no horário de Brasília. Depois a seleção brasileira joga contra a Suíça (28/11, às 13h) e contra o Camarões (dia 2/12, às 14h).


Até quando vai a Copa?

O evento termina no dia 18 de dezembro.

Por que a Copa só começa em novembro?

Tradicionalmente, as Copas do Mundo são disputadas em junho e julho, mas em 2022 ela será no final do ano por causa das altas temperaturas no meio do ano, quando é verão no Catar e os termômetros podem chegar a 50ºC.

Qual o nome do mascote da Copa 2018?

O mascote se chama La’eeb e é um lenço de cabeça característico da cultura árabe.


Qual a diferença no fuso horário entre o Brasil e o Catar?

No Catar há apenas um fuso horário, o GMT +3, o que dá uma diferença de 6h a mais do horário de Brasília (GMT -3).

Como ter acesso à internet no Catar?

Para ter internet no celular enquanto estiver no Catar, você pode comprar um chip de uma operadora local assim que chegar no aeroporto em Doha. Os planos mais básicos ficam em torno de R$ 50.

Precisa fazer teste de Covid-19 para entrar no Catar?

Os torcedores que vão ao Catar não precisam fazer testes de Covid-19 antes do embarque ou na chegada ao país.

Porém, os fãs precisarão estar com esquema completo de vacinação. Aqueles que apresentarem sintomas da doença precisarão realizar um teste, disse o Ministério da Saúde Pública do Catar.


Torcedor deve estar sempre com seu passaporte no Catar?

É sempre recomendado andar com uma identidade oficial quando se está visitando outro país, mas durante a Copa do Mundo do Catar será obrigatório o porte do Hayya Card, que serve como identificação.

O que é e para que serve o Hayya Card (FAN ID)?

O Hayya Card, também conhecido como FAN ID, funciona como um visto para entrar no país durante o período da Copa. É o documento de identidade dos torcedores. Todos os estrangeiros que estiverem no Catar de 1º de novembro a 23 de dezembro precisarão desse documento.

A solicitação do documento é feita por meio de um aplicativo ou pelo site oficial, e durante a estadia no país ele pode ser apresentado na versão impressa ou digital.

Quais documentos são necessários para assistir a um jogo no Catar?

É preciso apresentar o Hayya Card junto com um ingresso válido para assistir a um jogo no Catar.

"Um número maior de fãs está participando de todo o Oriente Médio e Sul da Ásia, onde o álcool não desempenha um papel tão importante na cultura", alegou o membro da organização à Reuters, que falou sob condição de anonimato.

A reversão dessa política ocorre após longas negociações entre o presidente da FIFA, Gianni Infantino, a Budweiser e executivos do Comitê Supremo de Entrega e Legado do Catar.


A Budweiser ainda não havia se posicionado sobre a nova norma até a última atualização desta notícia.

Quais são as opções de transporte no Catar?

Quem tiver o Hayya Card pode usar gratuitamente metrô e ônibus no Catar entre 10 de novembro e 23 de dezembro.

Nos dias de jogos serão disponibilizadas linhas especiais de transporte com acesso facilitado aos estádios.

No dia-a-dia, pode-se pegar um táxi, identificado com a cor azul turquesa. Também é possível usar Uber ou Careem, um serviço de transporte por aplicativo popular no país.

Pode fumar em lugar público no Catar? E usar vape?

Sim, fumar cigarros em lugares abertos é permitido no Catar. O país proíbe o fumo em espaços fechados, isso inclui estádio de futebol.

Já vaporizadores, os vapes, são proibidos no país desde 2014 e poderão ser confiscados no aeroporto.

Pode beber bebida alcoólica no Catar?

Catar bane venda de álcool nos estádios na Copa do Mundo. Leia aqui sobre a recente decisão.

A comunidade LGBTQIA+ tem recomendações especiais no Catar?

Sim, demonstrações públicas de afeto são proibidas, seja entre pessoas de sexos diferentes ou do mesmo sexo. No caso da comunidade LGBTQIA+, a homossexualidade é ilegal no Catar.



Fonte: G1





6 visualizações0 comentário
bottom of page