top of page

Hungria oferece 250 bolsas de estudo para brasileiros

Atualizado: 29 de dez. de 2022

Acordo oferece oportunidades para graduação e pós-graduação stricto sensu

O governo da Hungria está oferecendo 250 bolsas de estudo para estudantes brasileiros em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até as 17h do dia 12 de dezembro de 2022.

A iniciativa faz parte do programa Stipendium Hungaricum, em parceria com Ministério da Educação (MEC). As bolsas são para o período letivo 2023/2024. Confira aqui o edital.


O candidato pode escolher entre diversas modalidades de estudo, entre elas: doutorados pleno e parcial; mestrados pleno e parcial; One-Tier Master; graduações plena e parcial, e curso preparatório em língua húngara.

Das 250 bolsas ofertadas, 100 são dedicadas à graduação e 150 à pós-graduação, ambas divididas em 120 para mestrado e 30 para doutorado. Entre alguns benefícios, o estudante será isento de pagar mensalidades e receberá uma bolsa mensal com valores que variam entre 120 e 500 euros até a conclusão dos estudos, a depender do nível selecionado.


O estudante também receberá auxílio para acomodação em alojamento e seguro médico, sendo incluídos serviços de saúde de acordo com a legislação húngara.

Cada país é responsável pela seleção de seus candidatos. No Brasil, o Programa é gerido pelo Ministério da Educação, por meio da Assessoria Internacional, e a seleção é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A Capes analisará a proficiência na língua inglesa do estudante, bem como verificará a elegibilidade dos documentos necessários, tais como currículo atualizado, certificado de conclusão do ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo MEC, e comprovante de resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada nível de graduação poderá exigir outras documentações.


Para saber mais informações sobre o edital, acesse o portal gov.br/capes





40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page