top of page

Morar em Portugal: Funchal, Ilha da Madeira



Capital da famosa ilha da Madeira em Portugal, Funchal é um dos destinos mais bonitos e visitados do país, tanto por portugueses quanto por turistas de todo o mundo.


Cercada por montanhas e pelo Oceano Atlântico, a cidade possui belas paisagens naturais, clima sempre agradável, além de atrações e monumentos cheios de história.


Funchal também é conhecida por produzir um dos vinhos mais deliciosos e procurados de Portugal. A cidade conta com mercados tradicionais, jardins, praias e, além disso, oferece as mais deliciosas experiências gastronômicas.


Se está pensando em morar na Ilha da Madeira, aqui vão algumas características de Funchal para te ajudar a decidir sua mudança!



Funchal é uma cidade e município português, capital da Madeira. Possui área urbana de 76,15 km², 105.795 habitantes (2021), com densidade populacional de 1.389 habitantes por km², tornando-se a sexta maior cidade do país.


O município do Funchal, tem a mesma dimensão e população da cidade, e está dividido em 10 freguesias.


O município é limitado a norte pelo município de Santana, a nordeste pelo município de Machico, a leste pelo município de Santa Cruz, a oeste pelo município de Câmara de Lobos, e a sul pelo Atlântico. Oceano.


Clima



Graças à sua localização privilegiada, a Ilha da Madeira tem um clima muito ameno e agradável. No entanto, é bastante chuvoso. Os meses de outubro a março são os mais chuvosos e de maio a setembro são relativamente os mais secos.


Em Funchal, o verão costuma ser curto, agradável, seco e de céu quase sem nuvens. Já os invernos são longos, amenos, secos e de céu parcialmente nublado. Durante o ano, a temperatura geralmente varia de 12 °C a 24 °C e raramente fica abaixo de 10 °C ou acima de 26 °C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



Funchal possui com mais de 500 anos de história. A capital da Madeira, fundada em 1510, oferece um contexto histórico muito envolvente e encantador, dominado por uma paisagem imponente entre o mar e montanhas majestosas.


Esta história conferiu à cidade um carácter cosmopolita ao longo dos séculos. Dizem que a cidade ganhou o nome de “Funchal” por causa dos primeiros povoadores que ao desembarcar, se depararam com a grande quantidade de uma planta especifica, o funcho.


O ambiente histórico que a Zona Velha oferece, o Mercado dos Lavradores onde se pode encontrar todo o tipo de produtos, o esplendor que a Igreja do Colégio e a Sé Catedral do Funchal possuem grande valor turístico e cultural.


Atualmente, Funchal é uma cidade de carácter urbano. Devido às suas características e fácil acesso a toda a ilha, lá se concentram a maior parte dos hotéis, tornando-se um ponto de partida ideal para descobrir os segredos mais remotos e naturais da Ilha da Madeira.


Emprego



As áreas da construção civil e do turismo, em geral, são as duas áreas mais privilegiadas na Madeira. No entanto, cidades como o Funchal, que vivem do turismo, oferecem um número significativo de postos de trabalho em hotéis, restaurantes, supermercados e afins.


Vale ressaltar que, embora o inglês não seja a língua materna do país, faz uma grande diferença para conseguir um bom emprego.


Encontramos 235 vagas de trabalho, apenas no distrito de Funchal, em uma busca realizada no site Indeed.com.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



O custo financeiro em Funchal depende muito de como você está, como vive ou pretende viver, do seu consumo e do seu estilo de vida. Sendo assim, o custo de vida pode variar de pessoa para pessoa ou família.


Entretanto, quando falamos de moradia, dá para ter uma ideia dos preços médios de um arrendamento, dependendo da região que optar.


Numa busca rápida realizada no site Idealista, encontramos 72 opções para arrendamento, onde um T2 de 81 m² está disponível por 650 euros mensais.


Infraestrutura



Apesar de ser um destino turístico, o estilo de vida em Funchal é bem calmo e tranquilo. Ao invés de horas perdidas no trânsito, aqui encontramos trajetos mais curtos entre casa e trabalho. O que, consequentemente, proporciona mais tempo livre para a família e lazer.


A cidade também possui várias opções de lazer para agradar a todos os estilos de vida. De movimentados shoppings, bares, rotas do vinho, esportes radicais, entre outros.


A ilha da Madeira tem uma das melhores condições de vida da Europa. Conta com segurança, hospitais de qualidade e escolas altamente desenvolvidas. A segurança é um dos primeiros fatores que confirmam a alta qualidade de vida na ilha.



No que se refere a cuidados de saúde, os residentes têm ao seu dispor uma rede de centros de saúde, hospitais públicos e clínicas privadas. Que, assim como o comércio, está em constante modernização.


As escolas públicas são extremamente avançadas e oferecem educação gratuita e de qualidade a todos os seus alunos. É comum encontrar ali aulas de negócios e finanças desde o primeiro ano escolar.


Funchal é a maior cidade da ilha da Madeira e é o grande responsável pelo crescimento do turismo nos últimos anos. E com esse crescimento também surgiram várias oportunidades para as lojas e supermercados oferecerem uma variedade maior de produtos.


Encontre as melhores ofertas de arrendamento em diversos lugares da Europa! SEM FIADOR E SEM BUROCRACIAS! É só clicar no banner abaixo para conferir todas as opções de imóveis e acomodações!!




Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal? Vou deixar aqui um video muito legal do canal, onde a Ana faz um bate-papo com um casal de brasileiros que mora na Ilha da Madeira. O conteúdo tá ótimo! Então não perde tempo e já clica no play assim que terminar por aqui!!


Se for viajar para Europa traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!


77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page