Onda de calor em Portugal pode levar termômetros a 43°C neste fim de semana
- Felipe Rodrigues
- há 3 dias
- 2 min de leitura
IPMA alerta para temperaturas extremas no interior sul e nos vales dos rios Tejo e Douro

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um alerta para o aumento das temperaturas máximas em Portugal continental a partir deste fim de semana. Segundo a previsão, nos dias 9 e 10 de agosto as temperaturas podem chegar a 43°C em algumas localidades, especialmente no interior sul e nos vales dos rios Tejo e Douro.
Na maior parte do país, as máximas devem variar entre 30°C e 38°C, mantendo-se elevadas até segunda-feira, dia 11. O IPMA destaca ainda que as temperaturas mínimas vão permanecer acima dos 20°C em áreas do interior Norte e Centro, estendendo-se ao interior do Sul durante o fim de semana.
Tendência para os próximos dias
Entre hoje e sexta-feira, está prevista uma ligeira descida das temperaturas máximas, mais acentuada no litoral oeste. Ainda assim, os valores mais elevados devem persistir no interior das regiões Norte e Centro, mantendo a onda de calor já registada em episódios anteriores.
Massa de ar quente vinda do Norte de África
O IPMA explica que as condições meteorológicas estão a ser influenciadas por um anticiclone a norte da região dos Açores, que se desloca gradualmente para leste e nordeste, posicionando-se a sudoeste das Ilhas Britânicas até sexta-feira.
Essa situação, combinada com uma depressão entre o Norte de África e a Península Ibérica, está a transportar para Portugal continental uma massa de ar quente e seco proveniente do Norte de África, o que intensifica o calor extremo.
Como você costuma se proteger nos dias de calor intenso em Portugal? Conta aqui nos comentários as suas dicas para enfrentar temperaturas tão altas.
Compartilhe esta notícia com familiares e amigos que vivem em Portugal para que também fiquem atentos à previsão e possam se preparar para o calor extremo.
Ficou com dúvidas? Não se preocupe! Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.
E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com meu trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.
Muito obrigado!
Comments