top of page

Portugal cai para 12º lugar no ranking do salário mínimo na União Europeia

Atualizado: 20 de ago.

Grécia ultrapassa Portugal após novo aumento e países seguem separados por apenas 12 euros


salário mínimo portugal posso te mostrar Portugal cai para 12º lugar no ranking do salário mínimo na União Europeia

O salário mínimo em Portugal caiu uma posição no ranking europeu e agora ocupa o 12º lugar mais alto, segundo dados divulgados pelo Eurostat.

De acordo com a instituição, a mudança aconteceu após a Grécia ter aumentado o seu salário mínimo garantido em 59 euros na primavera de 2025, superando Portugal na tabela.


No início deste ano, o salário mínimo português passou de 820 euros para os atuais 870 euros, conforme definido no acordo para aumento de rendimentos assinado em Concertação Social pelo Governo, confederações empresariais e a União Geral dos Trabalhadores.


Com esse aumento, Portugal havia subido para a 11ª posição nos primeiros meses de 2025. No entanto, a decisão grega de atualizar os valores mudou novamente a ordem. A mesma situação já havia ocorrido em 2024, quando Portugal também perdeu uma posição após a Grécia aplicar um reajuste em abril.

ree

De acordo com os cálculos apresentados pelo ECO com base nos números do Eurostat, os dois países estão separados agora por apenas 12 euros. O salário mínimo da Grécia é de 1.027 euros em 12 meses, o que equivale a aproximadamente 880 euros em 14 meses. Já em Portugal, o valor é de 1.015 euros em 12 meses, equivalente a cerca de 870 euros em 14 meses.



O Eurostat também indica que o grupo de países com salários mínimos entre 1.000 e 1.500 euros em paridade de poder de compra é composto por Eslovênia, Romênia, Croácia, Lituânia, Grécia, Portugal, Chipre, Malta e Hungria.


Na faixa mais baixa do ranking estão Eslováquia, República Tcheca, Bulgária, Letônia e Estônia, sendo este último o país com a menor posição no panorama europeu. Já no topo, Luxemburgo lidera com um salário mínimo de 2.704 euros em 12 meses.



Por outro lado, cinco países da União Europeia não possuem salário mínimo garantido: Dinamarca, Itália, Áustria, Finlândia e Suécia.


E você, o que acha dessa diferença de valores entre os países da União Europeia? Acredita que o salário mínimo em Portugal é suficiente para acompanhar o custo de vida? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe esta matéria com outras pessoas que também se interessam por este tema.


Ficou com dúvidas? Não se preocupe! Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.

E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com meu trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.

Muito obrigado!


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page