top of page

Portugal Registra a Menor Taxa de Desemprego Desde 2022

Queda no desemprego e aumento no número de empregados reforçam estabilidade do mercado de trabalho no país

ree

Mesmo com os desafios enfrentados nos últimos anos, o mercado de trabalho em Portugal continua a dar sinais positivos. A taxa de desemprego no país caiu para 6,0% em junho de 2025, o menor valor desde julho de 2022, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o relatório publicado nesta quarta-feira, a taxa de desemprego foi 0,1 ponto percentual mais baixa que a do mês anterior e 0,3 ponto percentual inferior à de junho do ano passado. Essa é a terceira queda consecutiva, depois de o indicador ter ficado estacionado em 6,4% entre janeiro e março, seguido de recuos em abril, maio e agora junho.



Com isso, o número de pessoas desempregadas em Portugal atualmente é de 335,5 mil.

Por outro lado, a população empregada voltou a crescer no mês de junho. O aumento foi de 0,2% em relação a maio e de 3,5% em comparação com junho de 2024. Isso representa um total de aproximadamente 5,2 milhões de pessoas empregadas, o maior número desde o início da série estatística divulgada pelo INE.


A população ativa, que inclui todas as pessoas com idade para trabalhar e que estão empregadas ou à procura de emprego, também cresceu. O aumento foi de 0,1% em cadeia e 3,2% em termos anuais, alcançando quase 5,6 milhões de pessoas.



Já a população inativa, ou seja, pessoas que não estão disponíveis para trabalhar, somava cerca de 2,5 milhões de indivíduos em junho. Isso representa um ligeiro aumento de 0,1% em relação a maio, mas uma queda de 2,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.



O INE destacou ainda que a taxa de subutilização do trabalho, que considera desempregados, subempregados e pessoas disponíveis mas que não procuraram emprego, ficou em 10,2% em junho. Esse valor é 0,2 ponto percentual menor que o registrado em maio e 0,7 ponto percentual inferior ao de junho do ano passado.



Você já está empregado em Portugal ou ainda está em busca de uma oportunidade?Conta aqui nos comentários como está sua experiência no mercado de trabalho e se sentiu alguma mudança recente. E claro, compartilha essa matéria com mais pessoas que também estão acompanhando a economia portuguesa!


Ficou com dúvidas? Não se preocupe! Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.

E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com meu trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.

Muito obrigado!


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page