Agora ficou mais fácil ter uma conta portuguesa!
- Felipe Rodrigues

- 30 de jul.
- 3 min de leitura
Revolut lança IBAN com prefixo “PT50”, integração com MB Way e pagamentos por entidade e referência
Depois de anos de expectativa, a Revolut finalmente começa a migrar seus clientes em Portugal para uma sucursal nacional, trazendo consigo uma série de novidades muito esperadas: IBAN português começando com “PT50”, integração com MB Way e pagamentos por entidade/referência. O processo teve início nesta quinta-feira (24/07) e promete facilitar a vida de quem usa a fintech britânica no dia a dia.
A Revolut, que atua com licença bancária da Lituânia desde sua chegada a Portugal em 2017, conta hoje com mais de 1,5 milhão de clientes no país. Agora, com a criação oficial da sua filial portuguesa, os usuários poderão contar com uma conta nacional de verdade, habilitada para funcionalidades até então indisponíveis, como pagar faturas de luz, gás e até impostos diretamente pelo app.
Migração em fases e novas funcionalidades
O diretor-geral da Revolut em Portugal, Rúben Germano, explicou ao jornal ECO que o processo será gradual e pode levar até um mês e meio para atingir todos os clientes. Durante esse período, cada usuário será convidado a migrar para a nova sucursal e, ao aceitar, poderá acessar as novas funções.
Entre elas, está a integração com o MB Way, permitindo adicionar cartões Revolut ao aplicativo, algo que era impossibilitado pelo IBAN lituano. A fintech também promete melhorias no processo de abertura de conta, como o uso da Chave Móvel Digital, e um onboarding mais ágil com base no modelo português de verificação de identidade (KYC).
O IBAN antigo (da Lituânia) será mantido temporariamente após a migração, mas deixará de ser utilizado com o tempo. Por isso, a empresa recomenda que os clientes atualizem seus débitos diretos e dados salariais para o novo número de conta português.
Reclamações no Banco de Portugal, mas garantia segue na Lituânia
Com a nova sucursal, os clientes poderão usar o Livro de Reclamações nacional e até recorrer ao Banco de Portugal para eventuais conflitos. No entanto, o Fundo de Garantia de Depósitos continuará vinculado à Lituânia, pois a licença bancária original permanece a mesma.
Mesmo assim, o novo IBAN resolve uma das maiores limitações enfrentadas pelos clientes da Revolut em Portugal: a dificuldade de cadastrar débitos diretos ou receber salários de empresas que não aceitam IBANs estrangeiros. Segundo Rúben Germano, muitas dessas restrições vão contra as regras da União Europeia, mas ainda são comuns e o novo produto elimina essa barreira.
Pagamento de contas, e-commerce e novidades no IRS
Com o novo IBAN “PT50”, será finalmente possível pagar utilities, impostos e compras online usando os métodos mais comuns no país, como entidade e referência e transferências por MB Way. E tem mais: a conta Revolut deixa de precisar ser declarada no anexo J do IRS, como acontecia com contas no exterior. Essa mudança será válida para quem migrar para a nova conta nacional.
Juros diários, caixas ATM e futuro da Revolut
Outra funcionalidade anunciada é a conta de poupança imediata, que promete rendimento diário sobre os depósitos. A fintech também prepara o lançamento de cartões de crédito em Portugal, embora o crédito habitacional ainda não esteja nos planos, esse tipo de produto está em fase de testes apenas na Lituânia e na Irlanda.
E tem mais novidade vindo aí: a partir do próximo ano, a Revolut pretende instalar um novo tipo de caixas eletrônicos (ATM) em regiões urbanas do país. Segundo o diretor-geral, essas máquinas serão inovadoras, permitindo até mesmo a emissão de cartões físicos na hora, além de outras funções que ainda não existem no mercado português.
Você já é cliente Revolut?Conta pra gente nos comentários o que achou dessas novidades? Principalmente o IBAN PT50 e o uso com MB Way! E claro: compartilhe essa matéria com quem usa Revolut ou pensa em abrir conta digital em Portugal.
Ficou com dúvidas? Não se preocupe! Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.
E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com meu trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.
Muito obrigado!











Posso abrir conta Revolut com IBAN português usando um telemóvel estrangeiro e sendo emigrante?
Já esta em vigor esse IBAN de portugal na revolut?