top of page

ANAC autoriza a viagem de coelhos na cabine do avião

Atualizado: 28 de out. de 2022

A liberação não garante que as companhias aéreas disponibilizem imediatamente viagens para a espécie


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) acatou uma determinação judicial expedida pela 6ª Vara Federal de Justiça de Curitiba, por meio da portaria nº 7.941, que permite o transporte de coelhos na cabine do avião em voos comerciais.

De acordo com portaria de 8 de março de 2022, "as empresas brasileiras e estrangeiras que prestam serviços de transporte aéreo em território nacional estão autorizadas a transportar coelhos em cabines de aeronaves".


No Diário Oficial da União também foi destacado que a oferta e prestação dos serviços não devem representar risco para a saúde humana e para a segurança da aviação civil, de terceiros, dos passageiros, dos profissionais do setor e também do próprio animal.


A liberação não garante que as companhias aéreas disponibilizem imediatamente viagens para esta espécie. Latam, Azul e a Gol, por exemplo, até o momento só consideram cães e gatos como animais de estimação e, portanto, transportam apenas essas espécies. Elas também não preveem mudanças em suas regras para o transporte de pets na cabine.


Em novembro de 2021, houve grande confusão quando um casal tentou embarcar com um coelho em um voo internacional da companhia aérea KLM no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.


O casal, possuía autorização judicial para embarcar com o animal, mas foi barrado pelos funcionários da companhia, o que terminou em uma discussão acalorada e até mesmo agressão física.

A empresa afirmou, através de nota, que houve um “equívoco interno” ao não avisar previamente a equipe de embarque sobre a documentação.


Na ocasião a empresa KLM ainda completou sua nota dizendo que “Ao contrário de cães e gatos, animais roedores não podem ser transportados na cabine da aeronave por razões de segurança, motivo pelo qual os passageiros não puderam embarcar no voo da KLM com seu coelho”.


Registro do coelho Alfredo momentos antes da confusão no aeroporto de Guarulhos. Reprodução/ Instagram


Atualmente, nenhuma companhia aérea permite viajar com roedores na cabine do avião, porem houve um grande equívoco ao utilizar a regra para coelhos. Ao contrário do que muitos pensam, coelhos não são roedores, mas sim lagomorfos, pois possuem quatro dentes incisivos, enquanto os roedores, como ratos e chinchilas, possuem apenas dois.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page