top of page

Quais as melhores formas de se hospedar na viagem? Descubra qual hospedagem mais combina com você!

Atualizado: 17 de mar. de 2022

Os principais tipos de hospedagem que existem e diversas formas de se hospedar pelo Brasil e pelo mundo pagando bem pouco por isso!

Para muita gente, o lugar onde se hospedar é o ponto principal da viagem. Enquanto que para outras pessoas, é apenas um detalhe! Mas, uma coisa é certa para todos os tipos de viajantes: você vai precisar se hospedar em algum lugar quando for fazer a sua viagem. Então, separei uma lista com as principais e mais variadas modalidades de lugares para você escolher qual mais se encaixa com o seu perfil de viajante! Posso te mostrar?

Hotel

Fonte: Freepik


Hotel é o mais conhecido, né?! Existem de vários tipos, de uma até cinco estrelas! É possível você encontrar um hotel de 1 estrela com atendimento muito bom e um com 5 que não te agrade, porque a quantidade de estrelas está relacionada à obrigatoriedade de determinados serviços e estruturas.

Basicamente, hotel é o lugar onde você terá um quarto só pra você e seu acompanhante, se for o caso, com banheiro privativo, toalha de banho, roupa de cama, as chaves do quarto e uma recepção para atendimento. A partir disso você vai subindo de categoria e pode ter também estacionamento, tv por assinatura, wi-fi, ar-condicionado… até concierge e serviços como spa, salão de beleza e lojas.

B&B - Cama e café

Fonte: Freepik


O chamado em inglês Bed and Breakfast, o Cama e Café, é geralmente uma moradia que dispõe de quartos para alugar aos viajantes que só querem passar a noite e tomar um café da manhã.


Geralmente mais barato que o hotel, esta é uma excelente opção pra quem vai ficar mais tempo na rua do que na acomodação.


Em Roma optamos por um Cama e café e eram 3 quartos com banheiros privativos e uma cozinha compartilhada. Tínhamos acesso a vários itens para cozinhar, na geladeira podíamos guardar nossas coisas, e tínhamos um café da manhã que o proprietário deixava cedinho pra gente.


Em nossa estadia, nem encontramos ninguém que estava hospedado lá. Tem casa com piscina, áreas de descanso, aí vale a pena olhar tudo que o lugar te oferece e calcular o custo-benefício que melhor te atende.


Airbnb


Fonte: Pexels


Airbnb é uma plataforma que você pode alugar somente um quarto e o dividir a área em comum com os moradores do local ou alugar toda a casa para você e seus acompanhantes e ficarem sozinhos com acesso à toda estrutura e aí mais uma vez: você encontra de apartamentos pequenos até verdadeiras mansões e com estilos e decorações completamente diferentes. Depende do que você quer e pode pagar.


Essa é uma opção que a gente curte muito porque você tem uma moradia com toda estrutura de cozinha para fazer suas próprias refeições, muitas vezes pode lavar suas roupas, e a gente não cansa de ficar somente num quarto, como no caso do hotel.


A diferença é que você não terá trocas de roupa de cama e banho, se a estadia for longa, eles podem te enviar uma quantidade suficiente, mas não é o caso de ter uma por dia como em muitos hotéis.


Nossa experiência com Airbnb é muito válida: em Viña del Mar, no Chile, a gente pegou um apartamento de frente ao mar com uma super varanda e rolou até um churrascão. E em Barcelona, na Espanha, pegamos uma cobertura e deu pra curtir um vinho no friozinho com vista da cidade.


Nesses dois lugares nós pagamos por volta de 200,00 a noite! Mas, fique de olho em todos os dados, leia a descrição do lugar, veja a reputação casa e dê preferência pra quem já tem muitas e boas avaliações pra não cair em nenhuma fria.

Worldpackers

Fonte: Freepik

E você sabia que dá pra se hospedar em troca de serviços? Worldpackers é um dos sites que faz esse tipo de troca, mas existem outras plataformas que também funciona do mesmo jeito.


Você paga uma anuidade que hoje custa 49 dólares e pode entrar em contato com milhares de anfitriões pelo mundo todo e propor a troca da hospedagem por habilidades suas. Por exemplo, um hostel nos EUA pode precisar de uma pessoa que saiba inglês para ficar 6 horas diárias na recepção deles e em troca você pode ter um lugar pra dormir e até algumas refeições.


Não sabe inglês? Quer um exemplo mais fácil? Se você sabe tirar fotos no celular e postar na internet você pode se candidatar às vagas pra turbinar as redes sociais de um hostel :)


Também Tem vagas para limpeza, organização, colheita em fazendas e ecovilas, auxiliar na cozinha, dar aulas de yoga e várias outras habilidades. Você garante um lugar para dormir e muitas vezes pode usufruir da estrutura do lugar, trabalhando poucas horas por semana.


Esta é uma opção excelente pra quem quer economizar uma grana nas viagens e até aprender novas aptidões, até um novo idioma.


Hostel ou Albergue


Fonte: Pexels



Hostel ou Albergue é aquele lugar onde possui uma estrutura parecida com um hotel, mas na maioria das vezes você aluga uma cama em quarto compartilhado. Até há algumas opções privativas, mas o mais comum é que você precise dividir o quarto e o banheiro com algumas pessoas.


Muito comum entre os jovens, vários hostels são conhecidos por suas festas. É o ambiente perfeito para você conhecer pessoas do mundo todo e quem sabe ter companhia para passear juntos.


Eu já me hospedei em alguns e cheguei a dividir o quarto com outras 9 pessoas em Buenos Aires e paguei 16 reais a diária já com o café da manhã.


Se você é daqueles que gosta de arrumação, silencio e privacidade, esta categoria definitivamente não é pra você. Mas é claro que há vários tipos de albergue, você pode dividir quarto com apenas uma pessoa e ter um banheiro só pra você, como pode ter opção de se hospedar em um quarto com vinte pessoas de todos os gêneros. Aí é só fazer sua escolha!

Couchsurfing


Fonte: Pexels


Para você que acredita no ser humano, essa modalidade é a sua cara! O Couchsurfing é uma plataforma em que você se hospeda ou recebe pessoas na sua casa em troca de absolutamente nada, a não ser experiência de convívio. Basta você entrar no site, fazer um cadastro contando direitinho quem é você e se possível disponibilizar um sofá ou um cantinho pra receber alguém quando precisarem de um lugar para ficar na sua cidade.


Eu já recebi algumas pessoas em casa e as experiências foram super positivas, teve gente de alguns estados brasileiros e até de outros países. Você pode escolher quem ficará na sua casa, quantas pessoas, se só pode homem ou mulher, com criança não… enfim, você escolhe o perfil e quando te solicitarem hospedagem você também pode aceitar ou negar de acordo com o cadastro da pessoa.


Da mesma maneira dá para escolher você um perfil que melhor bate com o seu e solicitar um canto quando for viajar.



Até abril de 2020 a plataforma era completamente gratuita, mas com a pandemia eles precisaram reformular algumas coisas e estão cobrando uma contribuição de cerca de 14 dólares por ano. Se você curte interagir e talvez ganhar até um amigo numa viagem, essa pode ser a categoria certa pra você!



Há também outras categorias, como: resort, pousada, hotel fazenda, apart hotel. Se você quiser saber sobre elas também, deixa nos comentários que eu que terei o maior prazer de falar mais sobre isso!


Espero ter tirado as suas dúvidas e te ajudado a escolher a melhor opção que bate com o seu perfil. Então se você chegou até aqui, por favor, compartilhe com os amigos ou entre em nosso canal no YouTube para aprender mais dicas de viagem! Muito obrigada por chegar até aqui!




Em nossa página você verá uma série de links úteis para a sua viagem; como o link de hospedagens do Booking.com, onde você encontra lugares e preços excelentes para sua viagem!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page