Biblioteca Nacional de Portugal abre concurso para técnicos de Tecnologias de Informação com remuneração de 1.337,30 euros mensais
- Felipe Rodrigues
- 25 de ago.
- 2 min de leitura
BNP abre inscrições até 5 de setembro para preencher duas vagas em Tecnologias da Informação

A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) está com um procedimento concursal comum aberto para preencher duas vagas na carreira de Técnico de Sistemas e Tecnologias de Informação, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado. A oportunidade é destinada exclusivamente a candidatos já vinculados ao emprego público em Portugal.
Segundo a instituição, os profissionais selecionados terão funções de grau médio de complexidade, voltadas para a gestão, administração, monitorização, manutenção e apoio ao uso de sistemas e tecnologias de informação.
Funções atribuídas
Entre as principais responsabilidades destacam-se:
Configuração e administração de equipamentos, servidores e aplicações da rede informática (Active Directory, Entra ID, DNS, DHCP, entre outros).
Instalação, configuração e administração de servidores físicos e virtuais, incluindo plataformas de virtualização.
Administração de equipamentos e sistemas de segurança de dados, como firewalls, backups e certificação TLS.
Configuração e gestão de equipamentos de armazenamento de dados e serviços infraestruturais, como correio eletrônico e servidores de arquivos.
Requisitos exigidos
De acordo com a oferta, podem se candidatar profissionais que tenham:
Curso de nível 4 ou superior no QNQ, na área da Informática (CNAEF 48).
Experiência prática em aplicações informáticas e multimédia.
Boa capacidade de comunicação oral e escrita em português.
Conhecimentos básicos de inglês, especialmente leitura.
Bom nível de cultura geral.
Também é necessário cumprir os requisitos gerais da função pública, como ter nacionalidade portuguesa (quando exigida), idade mínima de 18 anos, robustez física e cumprimento das leis de vacinação obrigatória.
Condições oferecidas
Os candidatos aprovados terão remuneração de 1.337,30 euros mensais, correspondente à 2ª posição e nível 14 da Tabela Remuneratória Única (TRU), ou poderão manter a posição detida na situação jurídico-funcional de origem.
O local de trabalho será na sede da Biblioteca Nacional de Portugal, no Campo Grande, em Lisboa.
Prazo e candidatura
As candidaturas devem ser enviadas até 5 de setembro de 2025, exclusivamente por meio eletrônico, para o e-mail rh@bnportugal.gov.pt, utilizando formulário próprio disponível no site oficial da BNP. O processo inclui a entrega de documentação detalhada, como currículo, certificados de habilitações e comprovativos de experiência.
Mais detalhes sobre o concurso podem ser consultados no aviso oficial disponível no portal do BEP: Acesse aqui a oferta completa.
E você, gostaria de trabalhar em uma instituição histórica como a Biblioteca Nacional de Portugal? Acha que essa é uma boa oportunidade para profissionais de TI na função pública? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe esta matéria com quem pode se interessar.
Aviso importante: O site Posso Te Mostrar atua apenas como um canal de divulgação de vagas de emprego e oportunidades. Não possui qualquer vínculo com as empresas contratantes, nem participa dos processos de seleção ou contratação. Todas as informações aqui apresentadas foram retiradas diretamente das plataformas oficiais de recrutamento.
Ficou com dúvidas? Não se preocupe! Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você. E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com meu trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você. Muito obrigado!
Comentários