top of page

Catedral de Notre-Dame anuncia data de reabertura para o público

A catedral de Notre-Dame, símbolo de Paris, voltará a poder ser visitada em 2024, cinco anos após um violento incêndio que quase a destruiu por completo.

A data coincide com a realização dos Jogos Olímpicos de Paris, que acontecerá entre sexta-feira dia 26/07/2024 até domingo dia 11/08/2024.

O anúncio foi feito pelo padre Nuno Aurélio, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Paris.

“Dois mil e vinte e quatro mantêm-se como o ano da reabertura, mas não estará tudo terminado”.

A fase de reconstrução deste monumento simbólico só começou no início de 2022, após sucessivos atrasos devido à descontaminação por chumbo, à pandemia da covid-19 e às escavações arqueológicas.

Em entrevista, o padre Nuno Aurélio disse que:

“Há partes do próprio edifício que têm agora de ser reconstruídas. Não houve grandes danos nos vitrais e os mais importantes foram salvos porque quando caiu o teto da catedral acabou por criar um efeito de chaminé e o calor dissipou-se, não os danificando”

O fogo começou ao final da tarde de 15 de abril de 2019 no telhado e causou a queda deste, além de outros danos significativos. Na época, a igreja estava passando por obras de restauração, presumindo-se que o sinistro poderia estar relacionado com as mesmas.

Nós passamos por lá no dia 05 de abril de 2019, poucos dias antes do desastre.

A restauração da catedral de Paris está a cargo do Estado francês, com 1.200 toneladas de andaimes a tornarem possível a reconstrução do que se chama a ‘floresta’ de Notre-Dame, a estrutura em madeira que suporta o telhado da igreja. Para isso, foram cortados 1.000 carvalhos, que chegaram de toda a França e cuja madeira está agora a ser seca e tratada.

Se você tem planos de viajar para a França, eu tenho uma ótima notícia: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho. Muito obrigado!

Esta nova "floresta" deve começar a chegar aos ateliês dos carpinteiros no início de 2023 e será depois instalada.

No interior da catedral também já começaram os trabalhos de restauração, financiados pela Igreja. Entre 150 e 180 pessoas dedicam-se atualmente a este trabalho minucioso, que inclui a pintura e a escultura, podendo chegar às 400 quando a restauração se acelerar.

E se quiser viajar para a França com TRANQUILIDADE e SEGURANÇA, agende o seu horário para conversar com a Ana Carolina Braga por videochamada. Ela pode te ajudar a tornar a sua viagem inesquecível. Clique no banner abaixo e venha fazer a sua consultoria de viagens com ela.


bottom of page