top of page

DICAS DE HOSPEDAGEM



Quer saber os principais tipos de hospedagem que existem? E ainda descobrir diversas formas de se hospedar pelo Brasil e pelo mundo até praticamente de graça? Então já deixa o seu like aqui embaixo, se inscreva no canal e vamos conversar sobre as mais variadas opções de hospedagem para a sua viagem!

Para muita gente, o lugar aonde vai se hospedar é o ponto principal da viagem. Enquanto para outras pessoas, é apenas um detalhe! Mas uma coisa é certa para todos os tipos de viajantes: você vai precisar se hospedar em algum lugar quando for fazer a sua viagem.


Hotel


Hotel é o mais conhecido, né? Existem de vários tipos, de uma até cinco estrelas! É possível você encontrar um hotel de 1 estrela com atendimento ótimo e um com 5 que não te agrade, por que a quantidade de estrelas está relacionada à obrigatoriedade de determinados serviços e estruturas.

Mas basicamente, hotel é o lugar onde você terá um quarto só para você e seu acompanhante, se for o caso, com banheiro privativo, toalha de banho, roupa de cama, as chaves do quarto e uma recepção para atendimento. A partir disso você vai subindo de categoria e pode ter também estacionamento, tv por assinatura, wifi, ar condicionado… até concierge e serviços como spa, salão de beleza e lojas.

Cama e café


O chamado em inglês bed and breakfast, o cama e café, é geralmente uma moradia que dispõe de quartos para alugar aos viajantes que só querem passar a noite e tomar um café da manhã. Geralmente mais barato que o hotel, é uma excelente opção para quem vai ficar mais tempo na rua do que na acomodação. Em Roma nós optamos por uma cama e café e eram 3 quartos com banheiros privativos e uma cozinha compartilhada. Nós tínhamos acesso a vários itens para cozinhar, na geladeira podíamos guardar nossas coisas, e tínhamos um café da manhã que o proprietário deixava cedinho para gente. Nós nem encontramos ninguém que estava hospedado lá. Tem casa com piscina, áreas de descanso, aí vale a pena olhar tudo que o lugar te oferece e calcular o custo-benefício que melhor te atende.


Airbnb


Airbnb é uma plataforma que você pode alugar somente um quarto e o dividir a área em comum com os moradores do local ou alugar toda a casa para você e seus acompanhantes e ficarem sozinhos com acesso à toda estrutura e aí mais uma vez: você encontra de apts pequenos até verdadeiras mansões e com estilos e decorações completamente diferentes. Depende do que você quer e pode pagar. Essa é uma opção que nós curtimos muito por que você tem uma moradia com toda estrutura de cozinha para fazer suas próprias refeições, muitas vezes pode lavar suas roupas, e nós não cansamos de ficar somente num quarto, como no caso do hotel. A diferença é que você não terá trocas de roupa de cama e banho, se a estadia for longa, eles podem te enviar uma quantidade suficiente, mas não é o caso de ter uma por dia como em muitos hotéis. Nossa experiência com airbnb é muito válida: em Viña del Mar, no Chile, nós pegamos um apt de frente ao mar com uma super varanda e rolou até um churrascão para nós dois. E em Barcelona, na Espanha, nós pegamos uma cobertura e deu para curtir um vinho no friozinho com vista da cidade. Nesses dois lugares nós pagamos por volta de 200,00 a noite! Maaaas, fique de olho em todos os dados, leia a descrição do lugar, veja a reputação casa e dê preferência para quem já tem muitas e boas avaliações para não cair em nenhuma fria.


Worldpackers

E você sabia que dá para se hospedar em troca de serviços? Worldpackers é um dos sites que faz esse tipo de troca, mas existem outras plataformas que também funciona do mesmo jeito. Você paga uma anuidade que hoje custa 49 dólares e pode entrar em contato com milhares de anfitriões pelo mundo todo e propor a troca da hospedagem por habilidades suas. Por exemplo, um hostel nos EUA pode precisar de uma pessoa que saiba inglês para ficar 6 horas diárias na recepção deles e em troca você pode ter um lugar para dormir e até algumas refeições. Não sabe inglês? Quer um exemplo mais fácil? Se você sabe tirar fotos no celular e postar na internet você pode se candidatar às vagas para turbinar as redes sociais de um hostel :)

Também tem vagas para limpeza, organização, colheita em fazendas e ecovilas, auxiliar na cozinha, dar aulas de yoga e varias outras habilidades. Você garante um lugar para dormir e muitas vezes pode usufruir da estrutura do lugar, trabalhando poucas horas por semana. É uma opção excelente para quem quer economizar uma grana nas viagens e ate aprender novas aptidões, até um novo idioma.


Hostel ou albergue


Hostel ou Albergue é aquele lugar onde possui uma estrutura parecida com um hotel, mas na maioria das vezes você aluga uma cama em quarto compartilhado. Até há algumas opções privativas, mas o mais comum é que você precise dividir o quarto e o banheiro com algumas pessoas. Muito comum entre os jovens, vários hostels são conhecidos por suas festas. É o ambiente perfeito para você conhecer pessoas do mundo todo e quem sabe ter companhia para passear juntos. Eu já me hospedei em alguns e cheguei a dividir o quarto com outras 9 pessoas em Buenos Aires e paguei 16 reais a diária já com o café da manhã. Se você é daqueles que gosta de arrumação, silencio e privacidade, esta categoria definitivamente não é para você. É claro que há vários tipos de albergue, você pode dividir quarto com apenas uma pessoa e ter um banheiro só para vocês, como pode ter opção de se hospedar em um quarto com vinte pessoas de todos os gêneros. Aí é só fazer sua escolha!


Couchsurfing


Para você que acredita no ser humano, essa modalidade é a sua cara! O Couchsurfing é uma plataforma em que você se hospeda ou recebe pessoas na sua casa em troca de absolutamente nada, a não ser experiência de convívio. Basta vc entrar no site, fazer um cadastro contando direitinho quem é você e se possível disponibilizar um sofá ou um cantinho para receber alguém quando precisarem de um lugar para ficar na sua cidade :) Eu já recebi algumas pessoas em casa e as experiências foram super positivas, teve gente de alguns estados brasileiros e até de outros países. Você pode escolher quem ficará na sua casa, quantas pessoas, se só pode homem ou mulher, com criança não… enfim, você escolhe o perfil e quando te solicitarem hospedagem você também pode aceitar ou negar conforme o cadastro da pessoa. Da mesma maneira dá para escolher você um perfil que melhor bate com o seu e solicitar um canto quando for viajar. Até abril de 2020 a plataforma era completamente gratuita, mas com a pandemia eles precisaram reformular algumas coisas e estão cobrando um pouco mais de 14 dólares por ano. Se você curte interagir e talvez ganhar até um amigo numa viagem, essa pode ser a categoria certa pra você!


Há também outras categorias, como: resort, pousada, hotel fazenda, apart hotel… Espero ter tirado as suas dúvidas e te ajudado a escolher a melhor opção que bate com o seu perfil.

9 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page