top of page

Espanha reabre fronteiras terrestres com Marrocos

Primeira fase permitirá a entrada de dois grupos específicos no país : cidadãos da UE e pessoas que possuem autorização para circular pelo espaço Schengen.


Segundo o Ministério do Interior espanhol, a Espanha reabrirá gradualmente suas fronteiras terrestres com Marrocos a partir desta terça-feira (17). A primeira fase permitirá a entrada de dois grupos específicos no país: cidadãos da UE (União Europeia) e pessoas que possuem autorização para circular pelo espaço Schengen.


A segunda fase de reabertura começa em 31 de maio, quando os trabalhadores transfronteiriços registrados também serão autorizados a entrar. As estações reabertas são a El Tarajal na cidade de Ceuta e Beni Enzar em Melilla (cidades espanholas no norte da África).


A passagem de fronteira está fechada desde março de 2020 devido à pandemia, mas durou mais devido a obstáculos diplomáticos entre os dois países. A decisão ocorre cerca de um ano após mais de 6 mil imigrantes cruzaram a fronteira marroquina por mar para Ceuta. Na época, as autoridades enfatizaram que os cidadãos seriam deportados porque não tinham a entrada na Espanha autorizada.


Marrocos havia fechado suas fronteiras aéreas, terrestres e marítimas em março de 2020 devido à crise do Covid-19 e reabriu as ligações com portos franceses e italianos, excluindo os portos espanhóis devido à crise diplomática.

De acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Marrocos, a medida marca "uma nova fase nas relações entre os dois países vizinhos" e é "baseada na cooperação, coordenação, ambição e respeito mútuo". A reabertura foi determinada após uma reunião entre os dois governos.


As autoridades também estão analisando a possibilidade de novos grupos entrarem no território espanhol futuramente. De acordo com o Ministério do Interior da Espanha, o policiamento nos pontos de fronteira será reforçado.


O Ministério da Saúde espanhol ressaltou que os viajantes autorizados a entrar no país devem cumprir as normas sanitárias vigentes. Portanto, deve ser apresentado um certificado de vacinação ou um certificado de recuperação de Covid-19. Teste de antígeno em até 24h ou teste PCR realizado em até 72h antes do embarque também são aceitos.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page