top of page

IRLANDA DEIXA DE EXIGIR TESTES

A Irlanda retirou a exigência do teste na chegada à ilha para quem está totalmente vacinado contra a doença e isso serve para os viajantes a turismo. Para quem não estiver imunizado é mantida a exigência de realização de um teste PCR em até 72 horas antes da chegada por lá. O primeiro-ministro irlandês explicou que a obrigatoriedade está sendo removida após orientação do comitê nacional de saúde devido ao novo cenário de contaminação no país.


A exigência de testes havia sido retomada no início de dezembro com o objetivo de conter o avanço da variante Ômicron no território irlandês. Mas segundo o governo, atualmente mais de 96% dos casos confirmados de Covid-19 na Irlanda são da nova variante e, portanto, a medida passa a não ter sentido, já que ela se propagou para todo o território.


São consideradas totalmente vacinadas para a Irlanda, as pessoas que tomaram duas doses das vacinas Sinopharm, Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Coronavac ou a dose única da Janssen. A terceira dose é considerada uma imunização de reforço e não está incluída na exigência.


No caso das pessoas recuperadas, estão as que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 180 dias. Além disso, o governo decidiu manter as restrições que estão em vigor atualmente no país até, pelo menos, o fim de janeiro. No momento, as casas noturnas estão fechadas. Já os pubs e restaurantes podem receber clientes nos estabelecimentos, mas devem encerrar o atendimento presencial às oito horas da noite. Também permanece em vigor a regra para que os encontros em domicílios particulares sejam limitados a visitantes de, no máximo, outras três casas.




O governo irlandês liberou o agendamento da dose de reforço da vacina na Irlanda a pessoas a partir de 16 anos. Com isso, o programa de vacinação do país passa a oferecer a dose extra (ou terceira dose) a todos os grupos elegíveis (exceto crianças de cinco a 15 anos). É preciso ter um intervalo de três meses entre o fim do primeiro ciclo (dose única ou segunda dose) para tomar a dose extra (reforço) da vacina na Irlanda. Quem contraiu a Covid-19 após o primeiro ciclo, deve esperar três meses para tomar a dose extra. As vacinas de reforço estão disponíveis em centros de vacinação e farmácias.


Pessoas que completaram o ciclo vacinal em outros países podem agendar para tomar a dose de reforço na Irlanda se estiver no grupo elegível, então a partir dos 16 anos. Para agendamento, é preciso ligar para 1800 700 700.





12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page