Estudantes de até 23 anos e residentes em Lisboa já podem fazer o cartão de transporte público gratuito para utilização a partir de 1 de setembro. O passe inclui a rede de metrô, trens e ônibus, tanto da Comboios Portugal (CP) como da Fetargus, que circula entre às duas margens do rio Tejo.
O "Passe Navegante" dará direito a circular entre 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Para ter o benefício, é necessário comprovar residência em Lisboa com “certidão de domicílio fiscal” e ter comprovante de matrícula em instituição de ensino.
Para os estudantes de Medicina e Arquitetura, o benefício é estendido até os 24 anos. É importante adquirir um cartão com antecedência, e o preço é de 12 euros, pago apenas uma vez.
A solicitação para acesso ao benefício pode ser realizada em vários locais em Lisboa, como estações de metrô, nas estações da Alameda, Jardim Zoológico, Entrecampos, Campo Grande e Marquês de Pombal, além das estações ferroviárias do Rossio e Cais do Sodré e na estação do Pragal em Almada.
O cartão de transporte gratuito deve ser carregado todos os meses, a partir do dia 26 de agosto. Os créditos serão válidos do primeiro ao último dia de cada mês. A partir de 2023, o prazo de adesão para novos beneficiários será de 1º de setembro a 15 de novembro, inclusive nos anos subsequentes.
O projeto foi aprovado recentemente pela Câmara Municipal de Lisboa, e visa melhorar “mobilidade das pessoas, através da promoção de uma mobilidade eficiente, econômica e ambientalmente sustentável.
A iniciativa também faz parte das metas de Sustentabilidade Ambiental para combater as mudanças climáticas. Desde 25 de julho a gratuidade também foi estabelecida para maiores de 65 anos. Menores de 13 anos já utilizam transporte gratuito em Lisboa e região metropolitana.
Kommentare