top of page

Morar em Portugal: Covilhã



Covilhã, terra da indústria da lã e berço dos exploradores do século XVI, é hoje uma cidade universitária cosmopolita e a principal porta de entrada para a Serra da Estrela.


Esta cidade é um dos principais centros urbanos do interior de Portugal. Esta localização única faz da Covilhã a “Cidade Montanha de Portugal” e dos esportes de neve, oferecendo ar puro e uma paisagem espetacular.


Covilhã é uma cidade bem animada, seja por seus grandes mercados ou pela vida noturna de baladas e bares espalhados por toda a cidade. Possui uma tradição industrial secular e tem como pilar um concelho comprometido com a diversidade, qualidade e criatividade.


Poucos centros urbanos no mundo assumiram a mesma atividade econômica regular ao longo de oito séculos. E Covilhã tem enraizado um vasto conhecimento do mundo da lã, e a história desta indústria confunde-se com a história da cidade.



Atualmente, há menos unidades industriais e menos trabalhadores, porém, Covilhã produz cerca de trinta milhões de metros de tecido por ano.


Conhecida como a cidade-fabrica Manchester portuguesa, devido à sua longa tradição na fabricação de têxteis e operações na indústria de lanifícios.


Possui áreas industriais e rurais com foco em atividades agrícolas voltadas para a produção de azeite, frutas e vinho. Além disso, tem a distinção de ser um concelho que avança com a Universidade da Beira Interior (UBI) e o turismo.



Covilhã é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, e a porta de entrada para a Serra da Estrela.


É a sede do município da Covilhã com uma área de 555,60 km² e 46.457 habitantes (2021), divididos em 21 freguesias.


O município é limitado a norte pelos municípios de Seia e Manteigas, a nordeste pela Guarda, a leste por Belmonte, a sul pelo Fundão e a oeste por Pampilhosa da Serra e Arganil.


Clima



Em Covilhã, o verão é curto, morno, seco e de céu quase sem nuvens. Já os invernos são muito frios, úmidos e parcialmente nublados. Durante o ano, a temperatura geralmente varia de 0 °C a 29 °C e raramente fica abaixo de -4 °C ou acima de 34 °C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



Covilhã recebeu o título de vila em 1186, apesar de sua história ter vários séculos. Devido à sua posição estratégica sobre o Rio Zêzere e a Cova da Beira, a ocupação da região data desde a pré-história, como atestam inúmeras fortalezas existentes.


Para aumentar a defesa contra o vizinho Reino de Leão, D. Sancho I. concede o seu primeiro foral, que deu o impulso para iniciar a construção das históricas muralhas da cidade.


O cerco defensivo foi posteriormente alvo de uma ampliação ordenada por D. Dinis em 1300. As muralhas foram tão importantes no contexto histórico da Covilhã que ainda hoje é possível identificar algumas delas, integradas na arquitetura de vários edifícios da parte mais antiga da cidade.


Durante o Renascimento, Covilhã foi uma vila com rápido crescimento nas mais diversas áreas, ligada não só à agricultura e pastorícia, mas também à economia, cultura e indústria, onde os produtos de lã começaram a ganhar destaque.


É também neste período que a cidade regista o seu nome nas grandes viagens marítimas, com D. Dinis, Senhor da Covilhã, a incluir vários covilhanenses nas expedições por ele ordenadas.



No final do século XVI, D. Luís de Menezes, Conde da Ericeira, instalou a primeira fábrica real da cidade, denominada Fábrica de Sarjas e Beatas (Fábrica Velha), na Ribeira da Carpinteira, com o objetivo de acabar com a dependência do tecido da Inglaterra.


Com a chegada dos mestres tecelões ingleses, a indústria do lanifício consolida-se e ao longo dos anos, proliferam as fábricas e manufaturas, mas também alguns costumes como o consumo do chá.


A Covilhã recebeu o estatuto de cidade em 20 de Outubro de 1870, título que lhe foi atribuído por D. Luís I. A fábrica real de tecidos, mandada construir pelo Marquês de Pombal, e a escola industrial, criada na década de 1860, permitiram explorar as potencialidades da região na indústria da lã.


Hoje, Covilhã é um dos mais importantes centros europeus de produção têxtil. Criada em 1986, a Universidade da Beira Interior (UBI) integra várias faculdades, departamentos e centros de investigação e acolhe mais de 7 mil alunos.


Covilhã tem um importante Parque de Ciência e Tecnologia e um Museu dos Lanifícios. O patrimônio arquitetônico da cidade inclui numerosos monumentos classificados.


Emprego



Em uma busca realizada no site Indeed.com, encontramos 56 vagas de trabalho, apenas no distrito, sem considerar as vagas de localidades próximas.


Muitos deles para áreas que não exigem qualificação superior, como vendedores, atendente de telemarketing, na área de limpeza e restaurante.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



O custo de vida em Covilhã é uma das maiores vantagens da cidade. E o valor dos aluguéis segue a mesma tendencia.


Em uma busca rápida realizada no site Idealista, encontramos 20 opções para arrendamento no concelho de Castelo Branco, onde encontramos um imóvel T2 de 74 m² no valor de 420 euros por mês.


Infraestrutura



Covilhã é considerada uma cidade de médio porte qualidade de vida e boa infraestrutura. A cidade oferece uma educação de qualidade, inclusive abriga uma das 10 melhores universidades de Portugal.


Possui uma variedade de centros comerciais, supermercados, escolas, lojas hospitais e clinicas medicas. O Transporte também é relativamente bom em Covilhã, no entanto, a maioria dos trajetos é possível ser feito a pé.


Covilhã possui várias praias fluviais bastante conhecidas, áreas verdes, belas paisagens, pontos turísticos, bares, restaurantes e muitos eventos ao longo do ano.


Em resumo, é uma cidade acolhedora que atende a diversos perfis e investe na qualidade de vida de sua população.




Encontre as melhores ofertas de arrendamento em diversos lugares da Europa! SEM FIADOR E SEM BUROCRACIAS! É só clicar no banner abaixo para conferir todas as opções de imóveis e acomodações!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!


61 visualizações0 comentário
bottom of page