top of page

Morar em Portugal: Vila Nova de Famalicão



Vila Nova de Famalicão, situada no norte de Portugal, vem se tornando uma cidade bastante atrativa para se viver, seja pela proximidade à grandes cidades, ou pela disponibilidade de serviços públicos.


Famalicão passou recentemente por um processo de reabilitação urbana com o objetivo de crescer e influenciar positivamente o mercado imobiliário. O processo de renovação da cidade começou em meio a pandemia de COVID-19, criando espaços verdes mais acessíveis e seguros.


Com foco em sua infraestrutura e bem-estar da população, Vila Nova de Famalicão torna-se ano a ano uma cidade mais atrativa para viver.


O município, inclusive, já é reconhecido pela sua qualidade de vida a nível internacional, tendo sido consagrado pelo World Council on City Data, com o nível Gold.


Viver em Famalicão pode ser uma ótima escolha, principalmente para quem pretende sair do estresse e correria dos grandes centros urbanos.


Vila Nova de Famalicão pertence à sub-região do Ave, região Norte e distrito de Braga. Possui uma área urbana de 11,45 km², uma população de 23.230 habitantes (2021) e uma densidade populacional de 2.029 habitantes por km².


É a sede do concelho de Vila Nova de Famalicão com uma área total de 201,59 km², 133.574 habitantes e uma densidade populacional de 663 habitantes por km², dividida em 34 freguesias.


O concelho é limitado a norte pelo concelho de Braga, a leste por Guimarães, a sul por Santo Tirso e Trofa, a oeste por Vila do Conde e Póvoa de Varzim e a noroeste por Barcelos.


Clima



Em Vila Nova de Famalicão, o verão costuma ser morno, seco e de céu quase sem nuvens. Já os invernos são frios, úmidos e parcialmente nublados. Ao longo do ano, a temperatura geralmente varia de 6 ° C a 26 ° C e raramente fica abaixo de 1 ° C ou acima de 32 ° C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



Os vestígios históricos da origem do povoamento de Vila Nova de Famalicão remetem-nos para a Idade do Ferro, mais especificamente, vestígios arqueológicos das fortalezas da região.


O Castro do Monte das Ermidas, Castro de São Miguel-o-Anjo e o Castro de Eiras, são alguns dos vestígios arqueológicos de povoados remotos que o concelho possui.


A Pedra Formosa do Castro de Eiras, que pertencia à piscina, foi encontrada em 1880 e, segundo os arqueólogos, remonta ao primeiro milênio aC.



As origens de Vila Nova como conhecemos hoje remontam ao reinado de D. Sancho I, o segundo rei de Portugal que escreveu um foral em 1205 para estabelecer raízes populacionais na área.


No mesmo foral, o rei também ordena à vila a realização de uma feira quinzenal, tradição que ainda se mantém nos dias de hoje.


Na segunda metade do século XX, a cidade atingiu um patamar de qualidade com comodidades e infraestruturas modernas, um avanço que possibilitou a vila a elevação de cidade (1985).


Emprego



Graças à sua indústria diversificada, Famalicão abriga algumas das maiores e melhores empresas do país em diversos setores e atividades, como Salsa, Tiffosi, Vieira de Castro, Carnes Primor, Porminho, AMOB, Lourpel, bem como empresas multinacionais, onde se destacam Continental Mabor, Leica e Vishay Electrónica, por exemplo.


Encontramos 485 vagas de trabalho, apenas no distrito de Vila Nova de Famalicão, em uma busca realizada no site Indeed.com.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



Famalicão apresenta uma boa qualidade de vida e um custo baixo para seus habitantes. Devido a isso, o desequilíbrio entre a oferta e a procura de moradia na cidade pode ser um problema.


Em uma busca realizada no site Idealista, foram encontradas 13 opções de arrendamento no concelho. O imóvel mais barato era um T1 no valor de 450 euros mensais, que possuía 55 m².


Infraestrutura



Vila Nova de Famalicão possui um elevado dinamismo socioeconômico e cultural e um leque de equipamentos esportivos, educativos, recreativos e de lazer, além de ser uma ótima região para estudar.


O município é constituído por 32 entidades de educação e formação profissional, onde se destacam a Universidade Lusíada e a CESPU.


É considerada uma das mais modernas e empreendedoras cidades do país e conquistou diversos prêmios, como o prêmio "Município Mais Responsável" e o "Município do Ano de Portugal" na categoria Norte.


Conta ainda com um vasto conjunto de áreas verdes, museus, hospitais e clínicas de saúde, muitos supermercados, uma vida noturna animada com diversos e variados bares e restaurantes além de festas e festivais próprios.



Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!



Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!




930 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page