top of page

Na tentativa de contornar inflação, descontos em transporte público na Espanha já estão em vigor



No início do mês de setembro, foi divulgada a redução nas tarifas para os cidadãos espanhóis que utilizam o transporte público do país. Desde o dia 1, quem utiliza trens de curta e média distância operados pela Renfe poderá viajar gratuitamente até 31 de dezembro de 2022, desde que, durante um período de quatro meses, faça mais de 16 viagens.


Os usuários de transportes públicos urbanos, como metrôs e ônibus, terão descontos de pelo menos 30% em seus cartões pessoais, chamados "abonos" na Espanha, e em bilhetes multiviagens.


O percentual de desconto é garantido pelo governo, mas pode ser ainda maior dependendo do município. Em Barcelona e Madrid, por exemplo, as autoridades locais aumentaram o benefício e o desconto total será de 50%.


No caso do transporte Renfe, será concedida uma isenção de 100% em toda a Espanha e aplica-se a trens Cercanías, Rodalies e Média Distância Convencional. Os bilhetes estão disponíveis para compra desde o final de agosto, e a oferta é válida até 31 de dezembro.



São mais de 400 mil pessoas cadastradas no site da estatal ferroviária Renfe para receber o benefício. E a medida também favorece os brasileiros que moram na Espanha, sendo possível usufruir dos dois tipos de benefícios simultaneamente, 100% de desconto para um dos 3 serviços de trens e 30% ou 50% nos metrôs e ônibus da Renfe.


Segundo o governo espanhol, o benefício faz parte das ações para tentar conter a inflação acumulada no país. O índice já atingiu 10,7% em julho deste ano, segundo dados do Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat).


Para adquirir o bilhete ou se cadastrar para usufruir do benefício basta acessar o site da Renfe ou baixar o aplicativo, preferencialmente até 5 de setembro, pois a demanda pode aumentar significativamente após esta data.





12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page