top of page

Número de brasileiros em Portugal cresce pelo quinto ano consecutivo e bate recorde



A população brasileira residente em Portugal cresce pelo quinto ano consecutivo e bate recorde com 204.694 pessoas, e continua a ser a maior comunidade estrangeira, representando quase um terço dos imigrantes do país.


O número oficial de residentes estrangeiros foi divulgado no relatório anual do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) na última semana. Em comparação com os números de 2020, quando 183.993 brasileiros foram registrados, verificou-se um aumento de 11%.


Entretanto, o número de brasileiros é muito superior ao divulgado no relatório, que abrange apenas estrangeiros com autorização de residência. Este valor não inclui aqueles com cidadania portuguesa/europeia e brasileiros que ainda estão regularizando seus documentos.



Fontes distintas apontam para um número maior de brasileiros. O Itamaraty observou que 276 mil brasileiros possuem autorização de residência ou estão em regularização em Portugal.


Em uma reportagem do Valor Econômico, o professor Eduardo Picanço Cruz, da Universidade Federal Fluminense, estima que o número de brasileiros em Portugal seja de cerca de 350 mil, ou 63% dos 555.299 estrangeiros residentes encontrados no Censo do ano passado.


De acordo com o SEF, este é o sexto aumento consecutivo do número de estrangeiros a residir em Portugal, atingindo um total de 698.887 pessoas. Comparado a 2020, aumentou 5,6%, o valor mais alto registrado pelo órgão desde sua criação em 1976.




39 visualizações0 comentário
bottom of page