top of page

PORTUGAL ANUNCIA NOVAS REGRAS. Novas medidas em Portugal entraram em vigor em 10/01

Novas medidas de combate à covid-19 em Portugal entraram em vigor no dia 10 de janeiro. A primeira medida é que as Escolas puderam reabrir na segunda-feira, dia 10 de janeiro, e durante as próximas semanas os estudantes serão testados para conter eventuais surtos. A grande mudança para os estudantes neste momento é que caso um aluno tenha testado positivo para Covid, os demais colegas de sua sala não precisam mais realizar o auto-isolamento. Isso também serve para em casos de ambiente de trabalho: se um testa positivo, os demais colegas, que antes precisavam se auto-isolar, não precisam mais.


Apenas quem tem o teste positivo e os que moram na mesma casa precisam fazer o auto-isolamento. Pessoas que já possuam sua dose de reforço há mais de 14 dias estão isentas de isolamento. O teletrabalho, home office, segue obrigatório até 14 de janeiro para todas as funções que assim o permitam e depois desta data ele passa a ser recomendado pelo governo português. Então as empresas e funções que possam trabalhar a partir de casa, seja durante toda a semana, seja em escalas, devem continuar optando por este formato.


Não será mais imposto como estava nessas últimas semanas, mas é altamente recomendado que assim permaneçam. Bares e discotecas ficaram meses fechados no ano passado, muitos chegaram a ficar mais de um ano por conta das medidas de restrições, voltaram a funcionar em outubro de 2021 e precisaram fechar as suas portas no dia 25 de dezembro. Agora já tem data para o retorno: também a partir do dia 14 de janeiro. Para a entrada nestes estabelecimentos, é exigido o teste, a não ser que você tenha uma dose de reforço.


Continua proibido o consumo de bebidas alcoólicas na via pública. Os tão famosos saldos de Natal, que geralmente acontecem no dia 26 de dezembro e ano passado foram proibidos por conta da semana de contenção de contatos, já estão liberados.


Muitas lojas aguardaram para fazer a grande promoção depois do dia 10 de janeiro, tanto em lojas físicas quanto em lojas online. Para entrar nas lojas, é preciso respeitar o distanciamento social e não há necessidade de teste ou certificado de vacinação.




32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page