top of page

PORTUGAL AUMENTA PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS Gasolina e gasóleo continuam a subir de preço

Os preços dos combustíveis em Portugal seguem a tendência do preço do barril de petróleo no mercado internacional e aumentaram novamente nesta semana. tanto o gasóleo como a gasolina passaram a custar mais nos postos de abastecimento em Portugal a partir desta segunda-feira, dia 17 de janeiro.


Mais um aumento dos preços dos combustíveis nas bombas de gasolina: a partir desta segunda, 17 de janeiro, a gasolina ficou em média um cêntimo mais cara por cada litro abastecido, e o gasóleo dois cêntimos mais caro. Há três semanas seguidas tem sido assim, desde o início de 2022.


Há postos que já subiram na ordem dos seis e sete cêntimos por litro desde o início de janeiro, o que levou a protestos e buzinadas na Ponte 25 de Abril, em Lisboa. De acordo com os números oficiais da Entidade Nacional para o Setor Energético, só na primeira metade deste mês a gasolina está já 4,3 cêntimos por litro mais cara e o gasóleo 4,5 cêntimos. Uma subida que deve se agravar no final do mês, quando terminar a baixa temporária do imposto sobre os combustíveis (ISP) de até dois cêntimos por litro, que o Governo decretou até 31 de janeiro. Uma medida que os especialistas consideram que deveria ser prolongada para ajudar os consumidores e a economia.


O Governo já havia aprovado outras medidas para ajudar a travar esse aumento dos preços dos combustíveis, como o congelamento do aumento da taxa de carbono até 31 de março (o que freia um aumento estimado de cinco cêntimos nos preços). o presidente da Associação Democrática de Utentes da 25 de Abril, realizou um buzinaço na famosa ponte, que liga as margens norte (em Lisboa) e sul do Tejo (em Almada, no distrito de Setúbal).



Ele convocou o protesto para mostrar o descontentamento com o preço dos combustíveis e o aumento dos custos de vida. Agora eu quero compartilhar aqui com você um site que eu achei muito interessante e pode ser muito útil : o precoscombustiveis.dgeg.gov.pt. Nele você consegue visualizar o preço de todos os postos de Portugal e selecionar por município para verificar onde está o melhor preço na sua região e também quais os postos com valores mais caros para você correr de lá. Você encontra tudo bem detalhado por lá.




14 visualizações0 comentário
bottom of page