top of page

PORTUGAL DISPARA CASOS DE COVID-19 E GOVERNO INCENTIVA A VACINAÇÃO I Portugal vai fechar?

Desde o mês passado, Portugal enfrenta sim uma nova onda no país, que já faz o governo luso repensar os próximos passos em relação ao enfrentamento da pandemia. Nos últimos 30 dias, a média de casos de Coronavírus mais que dobrou em Portugal, subindo 117%, conforme dados oficiais do Ministério da Saúde.


Somente nesta quarta-feira (17 de novembro), o país teve 2.527 novas infecções confirmadas, o número mais alto desde o fim de agosto, quando o país ainda estava sob algumas restrições. Com o aumento, o governo convocou, uma reunião com especialistas em saúde. a responsável técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a pandemia disse que: Abre aspas “Portugal tem uma cobertura de vacinação muito elevada e o número de casos é muito mais baixo do que já foi ao longo desta pandemia.


A taxa de mortalidade é também muito baixa, apesar de cada uma destas mortes ser trágica” fecha aspas. Já a diretora-geral da Saúde de Portugal, Graça Freitas, afirmou que, apesar do aumento de infeções com o novo coronavírus, o seu impacto tem sido moderado e o país está numa situação confortável em relação ao risco de doença grave. Segundo ela, o aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal "não tem sido muito acentuado e não tem sido acompanhado de doença muito grave" e Graça Freitas considera que o impacto do crescimento do número de casos nos serviços de saúde e na mortalidade tem sido moderado.


A elevadíssima taxa de cobertura vacinal, no país que já ultrapassou os 90% da população, coloca Portugal em uma situação mais confortável que outros países. Ainda de acordo com a diretora-geral da Saúde, houve um aumento da procura de vacinas, e durante as próximas semanas o país vai intensificar a vacinação, o que poderá resultar em filas e o governo espera "vacinar muita gente até ao inverno". Graças Freitas ainda frisa que o lema é abre aspas" vacinar, vacinar, vacinar, contra a covid-19 e contra a gripe", fecha aspas .


Atualmente em funcionamento são 310 postos de vacinação. E Portugal anunciou que vai começar a dar a dose de reforço para os imunizados com a vacina Janssen, que inicialmente seria de dose única. Portanto, pessoas com mais de 18 anos vacinadas com a Janssen e que tenha tido a primeira aplicação há mais de 90 dias, fiquem atentos aí para a data de reforço que será divulgada em breve.









20 visualizações0 comentário
bottom of page