top of page

Portugal é a segunda economia europeia que mais cresceu no segundo trimestre de 2022



De acordo com os dados divulgados pelo Eurostat, a economia da zona euro cresceu 3,9% no segundo trimestre de 2022 e 4% na União Europeia (UE), com Portugal registrando o segundo maior aumento homólogo do PIB (Produto Interno Bruto), superado apenas pela Eslovênia.


Portugal apresentou um crescimento do PIB de 6,9%, acima da média da zona euro e da UE. Sendo o segundo maior aumento homólogo do PIB entre os países dos quais já existem dados disponíveis (21 dos 27 Estados-Membros).


Portugal fica atrás apenas pela Eslovênia, cuja economia apresentou crescimento de 8,3% em termos homólogos. Entretanto, se analisar a cadeia, o desempenho português não foi tão positivo.



Em comparação com o trimestre anterior, a economia da zona euro e da UE cresceu apenas 0,6%. Entre os países onde há dados disponíveis, quatro registaram uma diminuição do PIB, sendo Portugal um deles.


Face aos primeiros três meses do ano, a economia portuguesa contraiu 0,2%, a menor queda entre as quatro. Apesar disso, ainda é um resultado pior do que a maioria dos países da UE. A maior queda do PIB ocorreu na Polônia (-2,3%).


O Eurostat também divulgou dados sobre emprego, mas sem especificações por Estado-Membro. O número geral de pessoas empregadas na zona euro e na UE aumentou 0,3% em relação ao primeiro trimestre do ano. Face ao segundo trimestre do ano passado, registou-se um aumento de 2,4% na zona euro e de 2,3% na UE.


Variação do PIB em cadeia e homóloga de acordo com dados do Eurostat:




93 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page