top of page

PORTUGAL PÕE FIM ÀS RESTRIÇÕES | ADIANTAMENTO DE PEDIDOS DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE EM PORTUGAL

Os imigrantes devem ficar atentos no endereço eletrônico em que cadastraram a Manifestação de Interesse (MI), quando pediram a solicitação da residência no país. Ainda Segundo o SEF, todos os cidadãos estrangeiros que submeteram o pedido de autorização de residência com manifestações de interesse em 2017 e 2018, foram notificados e os atendimentos agendados.


Antes da mudança no sistema, no mês passado, eram os próprios estrangeiros que precisavam esperar uma vaga no sistema. Mas não havia comunicação prévia de quando seria aberta a agenda, o que deixava muitos imigrantes à espera passando horas e horas no site para o agendamento. Como o novo sistema ainda está em fase inicial, não há como prever quanto tempo irá levar para convocação de todos os milhares pedidos de residência. O SEF não revela a real extensão da fila de pedidos e nem quantos imigrantes serão convocados ainda neste mês. Para você ter uma ideia, Somente em 2020, mais de 356 mil imigrantes iniciaram o processo de legalização, de acordo com dados oficiais do governo. Atualmente, o prazo de análise da Manifestação de Interesse leva em média um ano e três meses.


Os funcionários do Serviço de Imigração e Fronteiras (SEF) que atuam no controle da imigração contabilizaram 109 mil brasileiros entrando em Portugal entre 1º e 19 de setembro? E o número pode ser ainda maior, porque não entram na conta aqueles com passaporte europeu. Em audição no Parlamento, a presidente da TAP informou que vê sinais claros de recuperação graças ao mercado brasileiro. A executiva francesa especialista em reestruturação foi escolhida pelo governo para assumir em junho a empresa, que enfrenta uma crise e iniciou processo de demissão coletiva. Ela disse assim: “É muito importante o Brasil para a TAP. Para dar uma ideia, o peso do Brasil nas nossas vendas é quase o mesmo que Portugal”. Para atender a procura, a TAP prevê 52 voos semanais em 12 rotas para o Brasil a partir de outubro. A empresa fará mais voos no inverno europeu do que no verão. O tamanho disso? O verão em Portugal é o momento da alta temporada mas com a reabertura recente para o Brasil e para os EUA, tudo mudou. A cia programou novas ligações diretas entre Rio ou São Paulo - Porto e Porto - Nova York. Além de turismo, os brasileiros aproveitaram a retomada para investir no país e muitos já iniciaram a compra de um imóvel por lá. No setor imobiliário, a busca disparou. São investidores que estavam à espera de uma visita às propriedades para concretizar negócios iniciados pela internet ao longo da pandemia de Covid-19.




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page