top of page

Suécia retoma temporariamente controle de suas fronteiras

Medida afetará viajantes do Espaço Schengen até novembro de 2022.

Alliance/N. Hougaard


Mais uma vez, Suécia restabelece temporariamente o controle de suas fronteiras. A determinação entrou em vigor nesta quinta-feira, 12 de maio, e afetará pelos próximos seis meses, viajantes que pretendem entrar no Espaço Schengen.


Com a nova medida, os passageiros devem passar pela imigração na chegada à Suécia e as autoridades suecas serão responsáveis por decidir como e onde a fiscalização deve ser realizada.


Segundo o Ministério da Justiça, a nova medida foi tomada após uma avaliação do governo determinar que a ordem pública e a segurança interna na Suécia estão seriamente ameaçadas, e permanecerá em vigor até 11 de novembro.

A declaração emitida pelo Ministério das Relações Exteriores não mencionou diretamente a invasão da Ucrânia pela Rússia, mas definiu a situação nos países vizinhos como "extremamente grave", além de indicar que "o nível geral de ameaça terrorista na Suécia permanece elevado".


De acordo com o ministro da Justiça e Assuntos Internos, Morgan Johansson, “A reintrodução de controles fronteiriços cria as condições para identificar e controlar aqueles que desejam entrar no país e também pode ajudar a identificar potenciais criminosos e, assim, prevenir possíveis ataques terroristas”.


A medida está em conformidade com a legislação da União Europeia, que autoriza temporariamente o domínio e fiscalização da entrada de viajantes do Espaço Schengen em casos de grave ameaça à ordem pública e à segurança interna.


A Comissão Europeia também divulgou que outros países, assim como a Suécia, implementaram o controle de entrada de viajantes nesta quinta-feira, como a Dinamarca, Noruega, Áustria e Alemanha. Entretanto, o monitoramento é realizado em determinadas fronteiras e todos os governos indicam os riscos associados ao terrorismo e ao crime organizado como causa para as medidas.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page