top of page

Europa planeja cobrar imposto a visitantes

A taxa se aplicaria apenas a viajantes dos 62 países que atualmente possuem acesso sem visto à UE, isso inclui o Brasil


Freepik


Visando aumentar a segurança, os países que compõem a União Europeia (UE) planejam implementar, ainda este ano, uma taxa aos turistas que adentrarem suas fronteiras.


O ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) exigirá o registo obrigatório para turistas internacionais e começará a cobrar aos turistas estrangeiros 7 euros para visitarem a maioria dos países europeus.


Esse valor seria uma taxa de registro para viajantes que solicitam ao ETIAs uma permissão de entrada no espaço Schengen ou em qualquer um dos 26 países da UE para uma estadia máxima de 90 dias.


As autoridades informam que o objetivo do registro obrigatório de pré-verificação e das taxas relacionadas seria ajudar a fortalecer a segurança das fronteiras na região. A taxa se aplicaria apenas a viajantes dos 62 países que atualmente possuem acesso sem visto à UE, incluindo o Brasil e os estados membros do Schengen.


De acordo com a proposta, os cidadãos que podem entrar nos países da UE sem visto devem visitar um site, preencher um formulário eletrônico e pagar uma taxa a cada vez que visitarem a Europa. O registro continuaria dispensando a necessidade de visto.


O ETIAS também usará a tecnologia para registrar, pré-selecionar e monitorar turistas estrangeiros, usando software para cruzar seus perfis com listas de vigilância e bancos de dados do governo antes de emitir as autorizações de entrada.


Com isso mais uma camada de proteção contra ameaças como tráfico, terrorismo e "migração irregular" será adicionada. Entretanto, vale ressaltar que as informações coletadas durante esse processo também serão usadas para fins turísticos e comerciais.



bottom of page