top of page

Tradução Juramentada com a Yellowling



Se você está pensando em ir para o exterior, morar, estudar, trabalhar ou até mesmo obter sua dupla nacionalidade em um país onde o idioma não é o mesmo do que o seu, na maioria dos casos você vai precisar realizar uma tradução juramentada dos seus documentos.


A tradução juramentada te dá direito a usar um documento brasileiro, traduzido de forma fiel, para que seja válido em outros países que falam outros idiomas. Somente a tradução juramentada (pública) é reconhecida oficialmente no Brasil, tendo validade como documento oficial.


Ou seja, se você está indo tirar sua cidadania na Itália, por exemplo, vai precisar traduzir seus documentos, e não é pedindo a alguém que saiba italiano que conseguirá fazer essa tradução para você.


Para que o documento seja válido no país, essa tradução deve ser realizada por um tradutor autorizado e habilitado, o que vai garantir o conteúdo e a autenticidade do documento original para a língua estrangeira.



Então todo documento em uma língua estrangeira que precisará ser apresentado a uma autoridade brasileira ou então um documento brasileiro que será usado no exterior - estamos falando de um país que fale outro idioma, ok?! - deverá ser acompanhado da tradução juramentada para atestar que os documentos foram fielmente traduzidos.


Se você é um cidadão que quer obter a cidadania espanhola, a cidadania italiana, a cidadania alemã, entre outras, precisará realizar de forma obrigatória a tradução juramentada dos documentos para essa realização.


Se você quiser viajar para trabalhar ou estudar, também vai precisar emitir diplomas, certificados, históricos escolares ou documentos jurídicos como contratos, procurações e testamento. Em todos esses casos a tradução juramentada pode ser obrigatória, dependendo do país de destino.


No nosso canal recebemos muitas pessoas que estão de mudança para Portugal, como o idioma é o mesmo, não é necessário a tradução, basta ter a apostila de Haia, que é uma certificação para que o documento brasileiro tenha validade em outros países, inclusive em Portugal, eu falo sobre isso neste vídeo aqui.




Então, se você está planejando se mudar para o exterior, para um país de um idioma diferente do seu, fique atento aos documentos necessários para realizar a tradução juramentada de todos eles. As regras mudam de acordo com os destinos. No Brasil, por exemplo, só são aceitas traduções juramentadas realizadas dentro do país, pelos tradutores juramentados.


E não basta dominar a língua estrangeira, há a obrigatoriedade legal que o tradutor juramentado seja concursado e habilitado pela Junta Comercial para desenvolver o serviço de tradução.



Uma empresa onde você terá de forma simples e rápida o orçamento para a sua tradução é a Yellowling. Ela é a maior plataforma de traduções da América Latina.

O valor da tradução juramentada depende do documento que precisa ser traduzido, também depende do idioma, da quantidade de caracteres nele e da urgência para a realização do documento.


Na plataforma da Yellowing será feita a leitura do documento feita pela inteligência artificial, você pode escolher a data de entrega que mais se encaixa no seu planejamento e o orçamento é gerado em menos de 1 minuto. Inclusive, pela plataforma da Yellowling você pode escolher fazer o apostilamento, a Apostila de Haia, e assim já te economiza ir até um cartório de notas para realizar a validação.



A Apostila de Haia é um certificado de autenticidade emitido por países que fazem parte da Convenção da Haia. Ele é um selo ou carimbo emitido por autoridades competentes que certifica a autenticidade para que ele passe a ser válido no país requerido.


Dessa forma, para que um documento produzido no Brasil, em língua portuguesa, tenha validade em outro país, é necessário que o documento seja traduzido por meio de uma tradução juramentada, e além disso, que este documento receba a Apostila de Haia em um cartório brasileiro.


A Yellowling possui mais de 180 tradutores que realizam traduções em mais de 50 combinações de idiomas, inclusive com tradutores nativos. Desses, 20 tradutores são juramentados, registrados na Junta Comercial e com habilitação para realizar os serviços de tradução juramentada. Lá eles também fazem a tradução certificada e a tradução técnica, além, é claro, da tradução juramentada.


Para solicitar um orçamento na plataforma é só acessar o site oficial neste link. Primeiramente você irá preencher seus dados de contato (nome completo, e-mail e telefone).



Em seguida precisará selecionar: O Idioma de Origem, que é o idioma em que seu documento se encontra atualmente. O Idioma de Destino, que é o Idioma que você deseja traduzir esse documento. O Tipo de Tradução, se será;


  • Tradução Juramentada: que são as realizadas por tradutores públicos (juramentados) registrados na junta comercial, geralmente são utilizadas para a tradução de documentos que passarão por algum processo judicial ou em alguma instituição pública.

  • Tradução Técnica: que são traduções livres, realizadas por linguistas não oficiais, mas com alta precisão em terminologias de áreas específicas. Podem ser realizadas para a tradução de contratos, artigos, websites.

  • Tradução Certificada, uma certificação emitida pela Yellowling, atestando a qualidade e fidelidade da tradução conforme documento original. Essa modalidade pode ser utilizada para a tradução de documentos oficiais, em alguns casos, com instituições específicas. Então, você precisa verificar com a instituição que receberá os documentos se é aceito esse tipo de processo de tradução.


Bom, vamos para a segunda etapa, basta clicar em “Buscar Arquivo” e selecionar os documentos que você precisa da tradução. Após isso, clique em “Próximo”.


Nesta etapa, selecione uma data para a entrega do seu documento traduzido, para que você possa escolher de acordo com sua urgência. Após isso, clique em “Próximo”. Aqui, você poderá visualizar todos os seus dados com os valores do orçamento.


Caso esteja de acordo, clique em “Finalizar Pedido” e crie um breve cadastro na plataforma. Dessa forma, você será redirecionado para realizar o pagamento e confirmar seu pedido, que ficará pronto na data escolhida.


Se você tiver qualquer dúvida pode contar com um suporte via WhatsApp, e-mail e telefone. E no blog da Yellowling tem várias dicas e informações muito uteis. É só acessar https://blog.yellowling.com.br/. Depois dá uma olhada por lá.


Eu espero que você tenha gostado desse conteúdo, compartilhe esse material com quem precisa dessa ajuda.



96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page