top of page

Aeroporto de Cancún é evacuado após suposto “tiroteio”

O barulho que algumas placas fizeram ao cair foi confundido com tiros e provocou confusão generalizada.


Na tarde dessa segunda-feira, 28 de março, passageiros ouviram uma “explosão” no Aeroporto Internacional de Cancún, no México, semelhante a barulhos de tiros ou bomba, de acordo com relatos dos presentes. Devido à grande confusão e correria da multidão, o aeroporto precisou ser evacuado às pressas após alerta de “código vermelho”.


Várias pessoas registraram e postaram o ocorrido em suas redes sociais. O jornalista Joshua Freeman, que documentou o incidente no Twitter, relatou ter ouvido gritos antes de encontrar vários passageiros correndo para fora do aeroporto. Segundo ele, havia a suposição de que uma máquina de raios-X apresentava defeito e explodiu durante a operação.


“O alarme parou e as pessoas foram autorizadas a voltar. Uma funcionária da minha companhia anunciou que as pessoas poderiam retornar ao terminal e me disse que a segurança acredita que o barulho tenha sido gerado por uma máquina de raio-x que havia explodido, provocando pânico.”

A organização do terminal emitiu um comunicado oficial, cerca de 4h após do ocorrido, dizendo que um passageiro apressado esbarrou em três placas publicitárias de 50 kg cada, o que assustou os passageiros e causou a evacuação completa de um dos terminais.


Reprodução/Guarda Nacional do México


Para garantir a segurança dos passageiros, as operações do terminal 3 foram suspensas e os funcionários de segurança do aeroporto foram acionados para determinar o que havia causado o barulho.


Vale lembrar que em fevereiro deste ano, houve mortes de turistas e de membros de uma gangue no estado de Quintana Roo, onde fica Cancún, o que pode ter sido um dos gatilhos que despertaram o pânico das pessoas no terminal.


O barulho originado pela queda das placas teria sido interpretado como sons de disparos de arma de fogo, o que levou à ativação de protocolos de emergência, informou o portal da Guarda Nacional do México.


O Aeroporto também afirmou ter retomado as operações normalmente e apesar de vários atrasos nos voos causados pelo mal-entendido, não houve nenhum ferido.



bottom of page