top of page

Bagagem de mão. O que podemos levar na bagagem de mão no avião?

Tudo o que precisa saber para não ter problemas ao embarcar.



Ultimamente surgiram muitas promoções de viagem. A maioria delas disponibiliza nas passagens aéreas apenas a bagagem de mão. E você precisa ficar atento ao que é e não é permitido levar.


A bagagem de mão é aquela que você não precisa despachar na hora do check-in e pode levar no avião. Mas você sabia que cada companhia aérea possui a sua própria norma? Muita gente fica em dúvida do que pode ser levado e como.


Então vou te contar tudo em relação a isso, de acordo com as resoluções da ANAC e com a nossa experiência em viagens.


O QUE É UMA BAGAGEM DE MÃO?


Em 2017 a ANAC deu fim na franquia obrigatória de bagagem despachada em voos nacionais e internacionais e hoje é garantida ao passageiro apenas uma franquia mínima e gratuita de 10Kg.


Essa bagagem que o passageiro carrega na cabine do avião, deve ser acomodada no bagageiro superior ou embaixo da poltrona à sua frente.


A ANAC também definiu que antes mesmo da compra, o passageiro deverá ter acesso a todas as informações sobre o transporte de bagagem e seus valores.


A Azul, a Gol e a Latam padronizaram os tamanhos em voos nacionais e internacionais, e várias cias aéreas também seguiram o mesmo formato permitido levar:


Um objeto pessoal; bolsa/mochila, com as seguintes medidas máximas: 35 x 20 x 45 cm + uma mala com: 35 x 25 x 55 cm, já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10kg.


Essa mochila ou bolsa pessoal dificilmente é pesada pela cia aérea, o importante é que ela esteja nessa dimensão que falei para caber na parte de baixo da poltrona da frente. Já a bagagem, ela precisa rigorosamente ficar dentro dos 10kg, se não a cia aérea vai querer despachar e te cobrar por isso.


Para as outras cias aéreas, você deve olhar direto no site da empresa e ver as regras próprias que elas possuem.


Caso a sua viagem seja para fora do Brasil, fique atento se você pegará algum voo com companhia Low Cost, aquelas empresas que as passagens saem bem baratas para voos entre um país e outro. A maioria delas, só aceita no valor incluído no bilhete uma bolsa ou uma mochila.


O QUE DEVE SER LEVADO COMO OBJETO PESSOAL?


Fonte: Freepik


Se todos os bagageiros estiverem ocupados por causa da quantidade de malas de mão já existentes no voo, a companhia aérea pode se reservar ao direito de despachar a sua bagagem. Por isso é importante que você leve na sua bolsa ou mochila de objetos pessoais as coisas de valor.


Então tudo de importante: documento, dinheiro, joias, câmera, filmadora, celular, notebook, leve na bolsa pessoal e deixe para bagagem de mão coisas que não terão problema se não ficarem junto a você. E fica bem mais fácil também, quando for passar no raio-x, abrir a bolsa para tirar os eletrônicos, ao invés de abrir a mala.


Você deve manter seus itens sempre bem guardados e ao alcance da sua vista, porque caso aconteça um furto na cabine, a lei não obriga que as companhias sejam responsabilizadas e com isso você não terá ressarcimento do que sumiu ou foi roubado.


O QUE POSSO LEVAR NA BAGAGEM DE MÃO?



Na sua mala pequena, você pode levar as suas roupas, sapatos, acessórios como chapéu, cinto, brincos, colares e anéis sem valor, chapinha e secador.


Além disso, é permitido levar seus remédios de uso pessoal, então cuidado com a quantidade para não caracterizar que você está levando para outras pessoas. E se possível leve numa sacolinha com a receita médica e a bula.


Vários materiais esportivos também são permitidos dentro do avião, como bolas, desde que estejam murchas e que não sejam de boliche, raquetes de tênis, máscaras e nadadeiras para mergulho e acessórios para esqui, como óculos, luvas e botas.


Os instrumentos musicais, se estiverem dentro das dimensões e peso especificados por lei e puderem passar pela esteira de raio-x, podem ser transportados como bagagem de mão. Se for mais pesado do que o permitido, deverá ser despachado dentro de um case rígido e apropriado ou você pode comprar uma passagem extra e acomodar na poltrona ao seu lado, no caso de um violoncelo, por exemplo.



O QUE NÃO POSSO LEVAR NA BAGAGEM DE MÃO?



Talvez, mais importante do que levar, é o que NÃO se pode levar! Tanto você, quanto a sua bolsa pessoal e a sua bagagem de mão, vão passar pelo raio-x na hora do embarque e dependendo do que você estiver carregando, você pode ter o item apreendido ou até mesmo perder a viagem.


Você não pode levar na bagagem de mão armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo), sprays de pimenta, ferramentas de mão de obra, líquidos inflamáveis, venenos, nem objetos cortantes como facas, tesouras e canivetes.


Além disso não são permitidos nenhum tipo de explosivo, fogos de artifício, aerossóis e isqueiros do tipo maçarico, assim como baterias com substâncias corrosivas que podem vazar.


Em viagens internacionais também não é permitido levar no avião líquidos ou cremes com mais de 100ml, então shampoo, condicionador, óleos, hidratante. Você terá que olhar a embalagem para não passar dessa quantidade, se não eles jogam fora na revista e não tem conversa. Eles precisam ir em embalagem de até 100 ml transparente, e a quantidade máxima de líquidos não pode ser superior a 1 litro.



E preste bastante atenção, se você for levar um creme e a embalagem dele for de 200ml, por exemplo, mesmo que tenha menos da metade, pode ser que você tenha o seu produto apreendido. Em voos nacionais, cada frasco não pode pesar mais do que 300 gr ou ter capacidade maior do que 300 ml.


Os líquidos adquiridos em free shops ou a bordo de aeronaves podem exceder esses limites, desde que dispostos em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra à mostra (cuja data deve ser a mesma do início do voo) para passageiros que embarcam ou em conexão.


Artigos para a alimentação de bebês e líquidos para dietas especiais poderão ser levados na cabine do avião em quantidade maior, se necessário, para sua utilização durante o período total do voo. Você deverá apresentá-los antes do embarque, na inspeção de segurança.


Skates motorizados não podem ser transportados de maneira alguma em avião, já que sua bateria de lítio pode causar incêndio e explosão.


POSSO LEVAR BEBIDA ALCOÓLICA COMO BAGAGEM DE MÃO?


O Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 175 proíbe, em qualquer hipótese e quantidade, o transporte de bebidas com teor alcoólico superior à 70%, independentemente de terem sido adquiridas em free shops ou de serem transportadas na bagagem de mão ou despachada.

Bebidas com percentual alcoólico entre 24% e 70% são permitidas se armazenadas em embalagem de varejo. Cada volume deve conter, no máximo, 1 litro, não excedendo o total de 5 volumes por passageiro. Esse limite aplica-se tanto às bebidas alcoólicas transportadas em bagagem despachada como em bagagem de mão.

No caso de viagem internacional, os líquidos em bagagem de mão devem permanecer em recipientes de até 100 ml, necessário o despacho em embalagem devida da quantidade maior. As bebidas adquiridas em free shops ou na própria aeronave são liberadas acima disso.


POSSO LEVAR ANIMAIS?


O transporte de animais domésticos na cabine do avião fica a critério de cada companhia aérea. Se permitido, deve ser feito em compartimento apropriado ao tamanho e peso do bichinho, que deve ser acompanhado por um atestado de saúde animal fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, Posto do Departamento de Defesa Animal ou pelo seu médico veterinário.


No caso de um cão-guia, normalmente muito maior e mais pesado do que o permitido pela legislação, a ANAC afirma que a empresa deve conceder ao passageiro o direito de acompanhamento gratuito do animal na aeronave.


É importante entrar em contato com a companhia aérea para se informar sobre os procedimentos e chegar ao aeroporto com tempo de sobra para cumprir as regras e embarcar com o animal.

DICAS


Fonte: Timur Weber

Agora vão as nossas dicas pessoais que espero que te ajude:

Carregar só uma mala pequena para alguns dias pode ser um desafio, então que tal enrolar suas roupas para deixa-las mais compactas, usar uma necessaire com potinhos para todos os produtos de higiene, colocar suas meias dentro dos sapatos e embrulha-los numa sacola para não sujar suas roupas.


Você pode comprar uma sacolinha de vácuo para deixar suas peças bem enxutas e umas para levar suas peças íntimas, acessórios. Assim além de caber mais coisas e ficar tudo organizado, se você precisar abrir sua mala na revista do aeroporto não vai explodir peças para todos os lados!


Pese e meça a bagagem antes de sair de casa para não ter riscos. Lembre-se que você provavelmente voltará com mais peso do que foi, porque uma coisinha ou outra você vai querer comprar, então vá com menos do que os 10kg ou preparado para despachar algo. Se essa for sua opção você precisará de uma bolsa ou sacola para colocar as coisas despachadas.


Se você for pegar mais de um voo com cias diferentes, sempre olhe as exigências das duas cias. Por exemplo: se você fará um voo nacional da sua cidade até São Paulo com a Gol e depois um internacional com a Aeroméxico, você deverá conferir nos sites da Gol e da Aeroméxico as bagagens permitidas, porque serão bilhetes diferentes com regras diferentes.


E se não quer correr o risco de ter sua bagagem de mão despachada, mesmo que de forma gratuita, a última dica é: não fique no fim da fila do embarque. Como a maioria dos passageiros está optando por carregar somente a bagagem de mão, os bagageiros estão ficando lotados. E quando não houver mais espaço, a cia aérea pode te obrigar a despachar a sua.


Fonte: Freepik


Muito obrigada por chegar até aqui! Você também pode assistir ao vídeo desse artigo e mandar suas dúvidas lá no nosso canal do YouTube. É só clicar aqui:



E você que está planejando viajar, garanta o menor preço na compra de suas passagens e seguro. Clicando nos links e banners ao longo da página, você contribui com o meu trabalho, garante descontos excelentes e não paga nada a mais por isso. Muito obrigada!!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page