top of page

Brasileiros enfrentam dificuldade para entrar no México

O Consulado Geral do México relatou instabilidade no sistema eletrônico do Instituto Nacional de Migração



Os brasileiros têm encontrado dificuldades para preencher as autorizações eletrônicas obrigatórias para entrar no México. O formulário é de fácil preenchimento e passou a ser obrigatório em dezembro de 2021, devendo ser preenchido sempre 30 dias antes da data da viagem.


Segundo as autoridades de turismo mexicanas, o problema foi descoberto na última sexta-feira (3) e está ocorrendo devido a uma instabilidade do sistema eletrônico do Instituto Nacional de Migração (INM). Ainda não foi divulgado previsão para o problema ser solucionado.


"O Consulado Geral do México em São Paulo informa que o sistema de autorizações eletrônicas do Instituto Nacional de Migração continua com problemas. Até o momento, não há nenhuma estimativa de quando ele voltará ao normal"

A autoridade ainda completa a nota dizendo que para evitar problemas nas viagens ao México, sugere-se aos cidadãos brasileiros com viagens agendadas para o país, a solicitação de visto pelo sistema de agendamento https://citas.sre.gob.mx/.


Nesse caso, o problema é que o sistema de agendamento ficou sem horário e os brasileiros não encontram uma alternativa para o problema do formulário, pois o próprio consulado informa que só pode emitir vistos para quem tem hora marcada e não adianta comparecer sem marcar.

No entanto, a autoridade administrativa afirmou que a partir de segunda-feira, 6 de junho, permitirá mais agendamentos para receber solicitantes. Os candidatos devem atender aos requisitos descriminados na página https://consulmex.sre.gob.mx/saopaulo/index.php/tramitesmenu/visto-menu?id=52.


Viajantes que possuem passaporte brasileiro com vistos válidos do Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido ou Espaço Schengen não precisam de autorização eletrônica, ou visto mexicano para se apresentar nos pontos de entrada mexicanos.



bottom of page