top of page

Stonehenge se torna "outdoor" da Rainha Elizabeth II e gera discussão no Reino Unido

A exposição faz parte de vários eventos em todo o país para celebrar o Jubileu de Platina da rainha.


O monumento pré-histórico de Stonehenge, em Wiltshire, na Inglaterra, recebeu em 30 de maio, projeções de fotos da rainha Elizabeth II para marcar seu 70º aniversário, que está sendo comemorado nesta semana, no Reino Unido.


Foram oito imagens e cada uma refletiu uma década diferente do reinado de Elizabeth II. "Reunimos dois ícones britânicos nesta ocasião muito especial", diz a dedicatória.



Entretanto, a homenagem criou uma divisão entre os súditos e o público internacional. No Twitter e em outras plataformas do English Heritage Trust, fundo do patrimônio histórico britânico, houve o argumento de que Stonehenge era originalmente um local religioso, segundo avaliação da própria agência, e que a exibição foi, portanto, de mau gosto.


Embora haja evidências para apoiar essa teoria, o propósito original de Stonehenge ainda está sendo questionado. Já existem vestígios apontando que o local também foi usado como cemitério ao longo dos séculos, o que não afasta a possibilidade do caráter religioso do local, já que muitas igrejas também abrigam corpos.


De todo modo, alguns druidas modernos continuam a visitá-lo e a reverenciá-lo como um templo, o que agrava um pouco o desconforto do público com a projeção. Enquanto isso, apoiadores, como o ex porta-voz da rainha, Dick Arbiter, acreditam que a homenagem foi "linda".



O monumento, que tem cerca de 5 mil anos e hoje é Patrimônio Mundial da UNESCO, também é considerado precioso, e por esta razão, seria inadequado transformá-lo em uma espécie de outdoor para um monarca.


A agência de patrimônio britânico disse ao jornal The Washington Post que já havia projetado imagens em Stonehenge, e a exposição faz parte de vários eventos em todo o país para celebrar o Jubileu de Platina.


"Das Olimpíadas de Verão de 2012 à comemoração do centenário da Primeira Guerra Mundial, Stonehenge teve um papel em marcar momentos importantes da história recente deste país e isso inclui agora o Jubileu de Platina", justificou a agência.



bottom of page