top of page

Como conseguir emprego em Portugal

Posso te mostrar como conseguir emprego em Portugal estando no Brasil?


O sonho de morar em Portugal é algo que muitos buscam. Seja pela qualidade de vida, pela facilidade do idioma, ou até mesmo pela remuneração melhor, se comparada ao Brasil, por exemplo.


Mas, muitas vezes, acabamos por encontrar empecilhos que atrasam ou dificultam nossos sonhos. Sejam eles: o aumento repentino dos preços em Portugal, a dificuldade de encontrar imóveis para alugar, ou até mesmo, a principal dificuldade por aqui: encontrar um bom emprego.


Por isso, hoje eu quero apresentar um site onde você consegue, ainda do Brasil ou de qualquer outro país, encontrar um bom emprego para começar a sua vida aqui em terras portuguesas.


O site se chama JOBATUS e nele é possível você cadastrar o seu currículo ainda no Brasil e buscar por vagas de emprego espalhadas em Portugal. No site você consegue selecionar tanto pela sua profissão desejada, quanto pela cidade onde você deseja morar. Muito legal, né? Eu vou te mostrar na prática como o site funciona. Vamos lá!


Seu primeiro passo será entrar no site https://www.jobatus.pt/

Após isso, você já pode fazer o login do site, clicando no canto superior direito da página.

Depois você escolherá o campo apropriado. Como nossa intenção hoje é procurar um emprego em Portugal, vamos selecionar a opção SOU CANDIDATO.

Ali dentro, você pode fazer o login tanto pela sua conta do Gmail, quanto pela sua conta do Linkedin. Aqui já vou deixar uma dica super valiosa para você: faça seu cadastro e atualize seus dados constantemente no Linkedin. Na Europa, e consequentemente em Portugal, o LinkedIn é a mais famosa e maior rede social profissional. Sendo assim, as empresas sempre olham e buscam seus futuros profissionais por lá.

Após iniciar a sua sessão, você será levado para a página onde irá montar o seu currículo no JOBATUS. Lá dentro existe também a opção de você subir com um currículo que você já tenha guardado no seu computador. Mas vamos seguir o passo a passo para cadastrar o seu currículo direto no site mesmo.

Será necessário preencher as suas informações antes de adicionar mais detalhes ao seu currículo. Então você colocará os seus dados pessoais e também a sua experiência profissional, a sua formação, quantos idiomas você tem conhecimento, e também algumas informações adicionais, caso tenha. Se você já mora em Portugal, pode colocar o seu endereço. Caso você ainda tenha planos de vir morar por aqui, pode preencher com a localidade próxima onde deseja morar. Isso pode te ajudar a receber ofertas de trabalho próximas de onde você gostaria de morar em Portugal.


Se você tem planos de viajar para Portugal, eu tenho uma ótima notícia: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho. Muito obrigada!

Um diferencial do JOBATUS é que você pode, se quiser, cadastrar um vídeo-currículo, onde você fará uma breve apresentação sobre você e sobre o que procura em Portugal. Eu achei a ideia sensacional, e se eu fosse você, faria um vídeo de aproximadamente 2 minutos onde possa contar a sua experiência e falar um pouco mais sobre o que quer encontrar de trabalho em Portugal.

Se quiser umas dicas de como fazer um vídeo caseiro de forma um pouco mais profissional, eu indico esse meu vídeo aqui, em que eu ganhei um concurso em 2020 com o Sesc Cultura Convida! Este projeto premiou 470 pessoas do Brasil inteiro e nós fomos um destes premiados. Foram mais de 14 mil pessoas concorrendo, acredita? espero que este vídeo possa te ajudar bastante!

Feito o seu currículo, você clicará no canto superior esquerdo, na caixa de buscas e já poderá começar a encontrar as vagas disponíveis tanto pela profissão desejada, quanto pela localidade. Eu vou usar o exemplo de Braga. No momento em que eu estava escrevendo esta matéria, haviam 439 ofertas de emprego no distrito de Braga.

Colocando o nome do distrito, e selecionando pesquisar, já abrirá uma caixa em “pop up” para você criar um alerta e não perder nenhuma nova oferta do seu interesse. Eu recomendo que você crie estes alertas para sempre ficar por dentro das novidades e das novas vagas que surgirem na sua região desejada.

A partir daí, você pode descer a página e escolher os que mais são compatíveis com suas expectativas, experiências profissionais, etc. Você também tem a opção de colocar aquela vaga como favorita, clicando no coração, como eu fiz na imagem abaixo.

Quando você gostar de uma vaga e quiser se candidatar, você clicará na opção "Regista-te via jobatus - Grátis!” e assim você terá acesso a todas as informações sobre a vaga desejada. Se a vaga te interessar, basta selecionar o campo “Candidatar-se” que fica no fim da página.

A partir daí, o seu currículo será enviado para a empresa desejada e se for do interesse deles, eles farão contato com você.

Viu como é simples?

De acordo com as suas escolhas de candidaturas, a JOBATUS começará a te enviar sugestões de vagas que possam ser mais compatíveis com as suas características profissionais.

O site também oferece várias ajudas para quem procura emprego em Portugal. Olhando no canto inferior da página, você encontrará o Blog de emprego. Lá existem diversas matérias com dicas super valiosas para você se tornar um profissional bem sucedido em Portugal e para ficar informado sobre as novidades de empregos aqui em terras lusas. Legal, né?

Lá na parte inferior da página, você também pode selecionar a opção “Profissões”. Por lá, você consegue entender um pouco mais sobre cada profissão em Portugal, e também buscar emprego diretamente no trabalho que você deseja. Por exemplo, eu selecionei “assistente de recursos humanos”.

O site abre uma página cheia de informações sobre esta profissão e no fim da página, te oferece uma série de Empregos relacionados à Assistente de Recursos Humanos. Selecionando o campo, vai abrir uma nova página para você encontrar trabalho de Assistente de Recursos Humanos por toda Portugal. Isso é ótimo, se você já tem uma profissão estabelecida e se sente à vontade para morar em qualquer região de Portugal.

Navegue à vontade no site da JOBATUS. Invista tempo para encontrar uma boa opção de trabalho para você.

Eu fico na torcida aqui para que dê tudo certo na sua jornada e que em breve a gente possa tomar um café juntos aqui em Portugal. Lembre-se de montar o seu Curriculum Europass e de manter a sua página do Linkedin sempre atualizada. Se tiver dúvidas e quiser uma matéria, ou até mesmo um vídeo específico sobre isso lá no YouTube, fique à vontade para deixar seu pedido aqui nos comentários. Se quiser saber como conseguir o Visto D1 para trabalhar em Portugal, assista este vídeo aqui embaixo:

E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com meu trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.

Muito obrigada e até a próxima!



コメント


bottom of page