top of page

Espanha contrata novos funcionários para agilizar atendimentos na imigração



O governo espanhol aumentará o número de funcionários nos escritórios de imigração em toda a Espanha, e terá quadro com mais 295 colaboradores. A medida visa agilizar a resposta aos cidadãos estrangeiros que solicitam permanência no país, além de acelerar a regularização de cidadãos britânicos que, após o Brexit, deixaram o Reino Unido.


As novas contratações ocorrem em meio a um número recorde de pedidos de vistos de imigrantes, que chegaram a 866 mil só em 2021, quase 30% a mais que no ano anterior. Segundo as autoridades espanholas, o número de pedidos é o mais alto desde 2012.


Mesmo com a previsão de reforço e desenvolvimento, o ministério não estimou o prazo para a resolução dos pedidos em andamento. Apesar disso, o Ministério de Política Territorial afirma que vai reduzir o tempo de espera dos processos pendentes, já nos próximos meses.



Segundo dados oficiais do governo, existem atualmente 190 mil pedidos de residência pendentes no país. Para o Secretário de Estado da Política Territorial, Alfredo Gonzales, este passo insere-se num plano para ‘’avançar na coesão social e territorial e ampliar a presença do Estado em todos os territórios’’.


Este projeto afetará vários escritórios de imigração na Espanha. A Catalunha será a sede que receberá o maior número de novos funcionários, 61 trabalhadores no total. Destes, 46 funcionários trabalharão em Barcelona. A segunda comunidade autônoma é seguida pela sucursal de Madrid, o aumento dos seus colaboradores chegará a 56. A Andaluzia, por sua vez, terá 49 funcionários adicionais.


De acordo com um comunicado oficial, o recrutamento de pessoal nos escritórios de imigração decorre em caráter extraordinário e será ‘’pontual para agilizar o processamento dos pedidos nos próximos meses’’.



17 visualizações0 comentário
bottom of page