top of page

Espanha registra mês de julho mais quente dos últimos 60 anos



De acordo com o divulgado pela Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) nesta segunda-feira (8), com uma temperatura média de 25,6°C, julho foi o mês mais quente na Espanha desde que os registros começaram em 1961. A onda de calor que atingiu o território espanhol no mês passado foi a mais intensa em 60 anos.


Um total de 40 dos 50 estados (províncias) foram afetados pela onda de calor entre 9 e 26 de julho. Foi a segunda mais longa sequência de dias quentes desde o início dos registros. O número fica atrás apenas de 2015, quando o país passou por uma onda de calor de 26 dias com temperatura média de 0,2ºC.


No geral, as temperaturas máximas diárias foram, em média, 3,3°C acima do normal, enquanto as temperaturas mínimas ficaram 2,2°C acima da média. Isso resulta em uma oscilação térmica diária de 1,1°C acima do normal durante o mês.


Segundo os meteorologistas, esta situação ocorreu devido “presença de um poderoso anticiclone atlântico que favoreceu o deslocamento de uma massa de ar muito quente de origem africana sobre a Península Ibérica e as Ilhas Baleares”.



Além da onda de calor, julho foi o terceiro mês mais seco desde o início deste século e o mais seco dos últimos 15 anos. Segundo Aemet, a precipitação média foi de 49% da média do mês, com 8,8 milímetros.


A agência alerta que as temperaturas permanecerão acima do normal em agosto e setembro. Tanto os meteorologistas quanto o Ministério da Saúde da Espanha emitiram recomendações para que as pessoas se protejam do calor.


Entre as orientações estão beber água regularmente, fazer refeições leves, permanecer o maior tempo possível em locais frescos e dar atenção especial a idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.


O governo espanhol aprovou recentemente novas regras para o uso de ar condicionado. As regras estabelecem que edifícios administrativos, espaços públicos, espaços culturais, transportes coletivos e comércios em todo o país não podem deixar a temperatura do ar condicionado no verão inferior a 27ºC, enquanto a temperatura no inverno não ultrapassa os 19ºC.





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page