top of page

EUA estendem obrigatoriedade de máscara em aviões até 3 de maio

Mandato Federal que obriga uso de máscaras em voos nos EUA será estendido por mais 15 dias

Em meio a questionamentos sobre a continuidade da obrigação do uso de máscaras a bordo de aviões nos Estados Unidos, o mandato federal, anunciado em janeiro de 2021 e que expiraria na próxima segunda-feira, dia 18 de abril, será estendido por mais 15 dias, indo até 3 de maio, devido ao aumento nos casos de covid-19 no país, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

A média móvel de sete dias para casos de Coronavírus no país foi de quase 30,5 mil na segunda-feira, um aumento de 21% em relação à semana anterior. A declaração do CDC observa que a agência continua monitorando a disseminação da Ômicron, “especialmente a sub-variante BA.2, que agora representa mais de 85% dos casos nos EUA”.

Esta é a quinta extensão do mandato federal e acontece, apesar dos repetidos pedidos de companhias aéreas e outras autoridades do setor de viagens para abandoná-la, assim como outras restrições, incluindo um requisito de teste para viajantes que voam para o destino norte-americano.

Companhias aéreas , grupos de viagens e a Câmara de Comércio dos EUA reiteraram um apelo para encerrar a obrigatoriedade da máscara. Segundo eles:


“A ciência apoia claramente o levantamento do mandato de máscaras, particularmente no contexto das recentes orientações do CDC, que descobriram que a esmagadora maioria da população dos EUA não precisa mais usar máscaras em ambientes fechados”

No mês passado, o Senado dos EUA votou por 57 a 40 para derrubar a ordem de saúde pública que exige máscaras em aviões e outras formas de transporte público, atraindo uma ameaça de veto do presidente Joe Biden.


Os requisitos de máscara resultaram em atrito significativo nos aviões dos Estados Unidos. A Administração Federal de Aviação (FAA) disse que, desde janeiro de 2021, houve um recorde de 7.060 incidentes de passageiros indisciplinados relatados – e 70% envolveram regras para a utilização do equipamento de proteção.



As companhias aéreas começaram a exigir máscaras em 2020, meses antes do mandato do governo ser emitido, dias após a posse de Biden. As máscaras e outras medidas, como o bloqueio dos assentos do meio, foram feitas para tranquilizar os passageiros de que voar era seguro.


Os sindicatos que representam os comissários de bordo já apoiaram a regra da máscara, mas agora são neutros. Autoridades dizem que seus membros estão divididos, o que pode explicar por que os dois maiores sindicatos de comissários de bordo dos EUA se recusaram a comentar o assunto nesta semana.

Executivos de dez companhias aéreas, incluindo American, Delta, United e Southwest, pediram à Casa Branca que abandone a regra da máscara e uma exigência de que os viajantes internacionais testem negativo para covid-19 antes de voar para os EUA. Os executivos disseram que: "Medidas foram impostas e não fazem mais sentido no atual contexto de saúde pública".



A Airlines for America, um grupo comercial que representa essas grandes companhias aéreas, e três outras organizações do setor fizeram um apelo semelhante. Eles apontaram para orientações recentes do CDC, que descobriram que a maioria dos americanos não precisam mais usar máscaras em ambientes fechados porque as taxas de hospitalização em suas comunidades são relativamente baixas.


E você? Qual a sua opinião sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em voos nos EUA?



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page