top of page

Brasil é um dos 10 países com mais investidores em Portugal

Com um equivalente a 26 bilhões de Reais, o Brasil ocupa a nona posição entre os países que mais trazem dinheiro para Portugal

O ranking do Investimento Direto Estrangeiro foi divulgado pelo Banco de Portugal e revela a quantidade real dos aportes financeiros no país.

É uma maneira de ser mais fiel possível à origem dos investidores finais, desconsiderando países de passagem, com vantagens fiscais e que servem de ponte até o destino final.

Assim, a Espanha lidera o top 10 entre investidores estrangeiros em Portugal. O país vizinho mantém-se na primeira posição em termos de IDE (Investimento Direto Estrangeiro), com 23.649 milhões de euros em IDE, passando a segunda posição a ser assumida por Portugal, com 23.497 milhões através do que se apelida de “round tripping”, isto é, dinheiro que é canalizado para outro país e que depois reentra no território nacional, nomeadamente por razões de planeamento fiscal.

Até então, as estatísticas do Investimento Direto Estrangeiro (IDE) permitiam apenas identificar o país de residência do investidor imediato. A partir de agora, o supervisor da banca vai passar a publicar a origem dos investidores finais, eliminando o chamado país de passagem.

Esta mudança significa que países como o Luxemburgo ou os Países Baixos (Holanda), que constavam no top 3 dos países que mais investem em Portugal, baixam significativamente na tabela, por serem países de passagem, devido a vantagens fiscais.

Sendo assim, os Países Baixos passam da segunda para a sexta posição, enquanto o Luxemburgo deixa de ser o terceiro maior investidor no país, para passar a ser o décimo.


Os investimentos com origem no Brasil alcançaram € 5 bilhões (aproximadamente R$26 bilhões). Tradicionalmente, o investimento brasileiro mira o mercado imobiliário.

Cesar Damião, diretor da Global Trust, empresa especialista em mercado imobiliário português, explica que Portugal tem estabilidade e segurança, que despertam confiança no investidor:

— Os nossos clientes brasileiros investem (em imóveis) buscando viver no terceiro país mais seguro do mundo, com um dos menores custos de vida da Europa Ocidental, com um dos melhores climas da Europa e com importantes benefícios fiscais.

Quer viajar para Portugal com TRANQUILIDADE e SEGURANÇA? Agende o seu horário para conversar comigo por videochamada. Eu posso te ajudar a tornar a sua viagem inesquecível. Clique no banner abaixo e venha fazer a sua consultoria de viagens comigo.


Quanto cada país investiu, em bilhões de euros em Portugal:

  1. Espanha - 23,6

  2. Portugal - 23,5

  3. França - 7,1

  4. Reino Unido - 13,3

  5. China - 10,6

  6. Holanda - 8,7

  7. Alemanha - 7,6

  8. Estados Unidos - 7,1

  9. Brasil - 5

  10. Luxemburgo - 4,3

Ficou com dúvidas?

Não se preocupe!

Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.

E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com meu trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.

Muito obrigado!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page