top of page

Formulário dPLF - Itália

Saiba como preencher esse Formulário de Localização de Passageiros


O preenchimento do Formulário de Localização de Passageiros é obrigatório e precisa ser preenchido por todos os passageiros que chegam à Itália, por qualquer meio de transporte e antes de sua entrada no território nacional.


No momento, apenas os passageiros que entram na Itália, ou seja, tem a Itália como destino final, precisam preencher o Formulário de Localização de Passageiros por meio. Os viajantes para outros destinos, que fazem apenas conexão por lá, não precisam mais preencher este formulário.


Quem faz voo doméstico, dentro da Itália, não precisa desse dPLF. O formulário deve ser preenchido para cada passageiro adulto; menores acompanhados podem ser registrados no formulário do adulto acompanhante. No caso de menores desacompanhados, o dPLF deve ser preenchido pelos pais ou responsável legal antes da partida.



Passo a Passo


O primeiro passo é entrar neste site aqui: https://app.euplf.eu. Ao carregar você pode usar a tradução do Google para mudar a língua do site para português, se não conseguir existem alguns outros idiomas disponíveis como o inglês e espanhol. Siga clicando em Começa aqui, escolha "Itália" como país de destino, depois a forma de chegada ao país, nesse caso vou colocar aeronave.




Você concorda com o termo de responsabilidade afirmando que o conteúdo preenchido é verdadeiro e ali embaixo clica que leu o aviso de privacidade e é só prosseguir. Em seguida você irá criar uma conta pessoal com nome de usuário e senha e clicar em registro. Você precisa fazer isso apenas na primeira vez. Guarde a senha.





Vá no e e-mail que cadastrou. E você deverá ter recebido um e-mail que aparecerá assim. Confirme a conta através do link enviado e entre aqui para fazer o login no site. Agora sim, você vai colocar o seu e-mail e senha e clicar em conecte-se.


Primeiro você colocará se seu voo sai direto do Brasil para a Itália ou se fará alguma conexão, parando antes em outro país. Se for o caso clique em voo não direto. Preencha todos os dados do seu voo do Brasil para o país onde fará escala colocando os dados neste Voo / Percurso da sua viagem 1. Então, é preciso ter em mãos a sua passagem aérea.



Você irá colocar a companhia aérea, o número do voo, número do assento, que muitas vezes você só fica sabendo após fazer o check-in online da sua viagem, colocará o País / Local de Embarque, Data/hora de partida, o aeroporto de embarque, o Destino / País de Trânsito, caso você faça uma parada, por exemplo: Brasil - Portugal - Itália. Nesse caso, você colocará primeiro os dados do voo do Brasil para Portugal e o seu Aeroporto de destino / trânsito, assim como a Data/hora de chegada neste país.


Clique em salvar temporário e caso faça mais de uma parada, vá no botão azul adicionar voo e coloque todos os dados. Caso faça apenas uma parada, clique em continuar.





Agora são as informações pessoais, você colocará seu sobrenome, nome, sexo, data de nascimento, escolha aqui o passaporte e preencha com o numero dele. Coloque seu telefone e caso seja um número do Brasil, coloque o DDI que é o mais +55 e depois o DDD do seu estado + o número. Confira seu e-mail e clique em continuar.





Coloque agora os dados da sua moradia com endereço completo. Se nos 14 dias antes da sua chegada na Itália, você ficou em um país diferente do seu endereço de moradia, você precisa declarar os países/cidades onde você esteve, adicionando país visitado anteriormente.


Caso você tenha feito apenas uma conexão, ou seja, seu avião passou por um outro lugar, mas você apenas fez uma troca de avião, não é preciso colocar nada ali. Em seguida, caso você esteja os últimos 14 dias visitando um outro país, irá preencher com os dados do endereço onde você estará nesses últimos 14 dias. Ou seja, se você estiver vindo da sua casa, da morada que colocou na página anterior, não é preciso colocar novamente, basta seguir.



Caso você seja um turista e passe por outro lugar nos últimos 14 dias antes de chegar à Itália, você deverá colocar o endereço onde está hospedado, adicionar o tipo de alojamento e o endereço deste lugar. Se você se hospedou em mais de um lugar nos últimos 14 dias, coloque o primeiro lugar onde se hospedou e depois vá adicionando endereço temporário. No exemplo coloquei que eu me hospedei em Lisboa, preenchi todos os dados e cliquei em continuar.






Depois vem o seu contato de emergência, que é um item opcional. Você pode colocar os dados de alguma pessoa próxima, caso eles precisem entrar em contato com você e não consiga no seu contato principal. Clicando em continuar, você estará no fim da declaração.





Caso esteja com algum menor de idade, clique na caixinha abaixo e no botão escrito adicionar e preencha com os dados dele. Para finalizar, você clicará nesta primeira opção, caso apresente o certificado de vacinação caso tenha sido imunizado com uma das vacinas aprovadas pelo Conselho Europeu, ou seja, Astrazeneca, Pfizer, Moderna ou Janssen.


Também é possível apresentar o certificado de recuperação da COVID-19 e neste caso mostrando o primeiro PCR positivo comprovando que teve a doença em até 180 dias ou ainda apresentar, para os casos dos não vacinados, ou vacinados com a Coronavac, por exemplo, um teste antígeno ou PCR com resultado negativo realizado antes de entrar no país.



Os menores de 6 anos estão isentos de apresentar qualquer um desses documentos. Neste vídeo aqui, eu falo sobre a entrada de turistas na Itália, então depois dá uma olhadinha por lá para saber todas as regras.


Caso você não apresente um certificado válido como esses que falei: certificado de vacinação, certificado de recuperação ou teste negativo, você terá que passar por uma quarentena de 5 dias e fazer o teste no final da quarentena. Neste caso, você clicará na opção do meio.


Mas se você está indo para Itália a turismo e não é cidadão italiano, eu não recomendo ir sem o certificado ou o teste, pois é muito provável que você tenha problemas para embarcar e a companhia não libere a sua entrada no avião. Então leve sim seu documento, e clique nesta primeira opção.


Aqui na última opção, você escolherá apenas se fizer parte de uma das isenções previstas pela Portaria do Ministério da Saúde de 22/02/2022, ou seja, se for funcionário da companhia área ou situações bem específicas.


Como exemplo escolhi a primeira opção e enviei. Pronto! Formulário preenchido. Você receberá a confirmação por e-mail, já com o QR Code e pode clicar neste link para salvar o PDF no seu celular ou imprimir para levar. Você precisará apresentar o formulário no embarque e também ao chegar na Itália. Sem ele, você não embarca, ok?





Este formulário pode ser preenchido a qualquer momento antes da viagem e pode ser editado até que realmente o envie, antes do embarque. Ele deve ser preenchido para cada passageiro adulto; e em caso de presença de menores, podem ser inscritos no formulário de um dos adultos, como mostrei para você.


Agora vamos lá, passageiros em trânsito em território italiano que permaneçam dentro da área de trânsito do aeroporto, ou seja, façam uma conexão no país não precisa preenchê-lo.


Acompanhou tudo bem certinho? Lembre-se: se você estiver inseguro com a sua documentação e outras dúvidas sobre a sua viagem, sabe que pode agendar uma consultoria de viagem personalizada por videochamada comigo. A minha agenda está aberta aqui no site, na aba Consultoria.




Espero que esse passo a passo tenha te ajudado, aproveite para compartilhar com quem você sabe que também pode precisar dessa informação. Aqui embaixo você pode conferir o vídeo onde também mostro como preencher esse formulário.



Em nossa página vc vai encontrar uma série de links e banners úteis para a sua viagem; como o link de Seguro Viagem, que é obrigatório para a entrada na Itália, e que eu sempre incluo um cupom de desconto para você. Muito obrigada por chegar até aqui!! Até a próxima!







bottom of page