top of page

Formulário DGS: Passo a passo para preencher o formulário DSG para entrar em Portugal

Atualizado: 12 de mar. de 2022

Como preencher o formulário do DGS para Portugal



Esse é um item essencial para quem está indo para Portugal e que muita gente ainda fica em dúvida ou esquece: o DGS ou formulário de Direção Geral de Saúde é mais um formulário de localização de passageiro, porém este é específico para quem quer visitar as terras lusitanas.


Até a pouco tempo, era necessário preencher também o formulário Travel.sef, mas esse já não é mais necessário para quem sai do Brasil, apenas para quem sai de países que continuam precisando fazer o isolamento na chegada a Portugal.


Vamos falar então desse formulário DGS, que ainda é preciso apresentar se você está indo para Portugal por qualquer motivo ou até mesmo se você fará apenas uma conexão por lá.


O objetivo deste formulário é ajudar as autoridades de saúde pública portuguesas a localizar passageiros que possam ter sido expostos à COVID-19, por isso é muito importante colocar as informações de maneira correta. OK?


Então bora fazer juntos o passo a passo desse preenchimento. Ele é bem fácil! Posso te mostrar?


Este formulário está disponível no site portugalcleanandsafe.pt. Você pode acessá-lo clicando aqui.




Primeira Etapa

As primeiras informações necessárias são os dados do seu voo. Colocando a companhia aérea, número do voo, que você encontra no seu bilhete de passagem aérea, a poltrona onde você se sentará.




Esse formulário deve ser preenchido faltando poucos dias para sua viagem, então se você não sabe ainda qual o número da sua poltrona, faça primeiro o check-in da sua passagem junto com a sua cia aérea e depois disso você terá o número de onde irá se sentar no avião. Coloque a data e a hora de chegada em Portugal. Escolha o país de onde está saindo e o aeroporto que chegará em Portugal. Tem tudo isso no bilhete da passagem aérea. Confira se tudo está certinho com as informações da sua passagem.


Segunda Etapa



A segunda parte, são perguntas sobre você e informações pessoais e tem essa pergunta aqui: se é tripulante, aqui marcamos não, você só marca "sim" se for funcionário a serviço da companhia aérea. Então nessa área você colocará o seu nome completo, o número do seu passaporte, data de nascimento, se é do gênero feminino ou masculino e lembre-se, confira tudo para verificar se não esqueceu algum número!


Terceira Etapa


Aí chegamos nessa parte da morada e muita gente tem dúvida sobre isso. Você colocará o endereço que ficará em Portugal, se será no hotel, na casa de um parente, um amigo. Então nessa parte Morada em Portugal, se você é turista, coloque o endereço do seu hotel, mas se você está indo com a Carta convite, coloque o endereço do local que irá se hospedar durante sua estadia no país. Preencha tudo certinho. Se você fará apenas uma conexão em Portugal, basta preencher: passageiro em trânsito para… e colocar o país do seu destino final.


Quarta Etapa


No dado de telemóvel coloque o número do seu celular, e não esqueça de colocar o código do país. Se você é do Brasil, o código é o 55. E se for usar um chip internacional informe também o número.


Ah! Se você quiser chegar em Portugal já com o telefone funcionando para sua viagem começar bem, dê uma olhada nesse link de chip internacional. O pessoal da AmericaChip tem preços excelentes para diversos lugares!!

Endereço de correio eletrônico, é o seu e-mail. Agora nessa parte de Morada permanente (se não em Portugal), você coloca o endereço da sua residência. Essa aqui do Brasil ou do país onde você mora.


Quinta Etapa


Por fim, você vai colocar um número de contato de emergência, que pode ser de alguém que está em Portugal ou no Brasil, clique que está ciente do Formulário e preencha o código de aparece na imagem.


Tenha muita atenção, pois o formulário não aceita outros caracteres além de números nas áreas que pedem o telemóvel/celular, mas para o campo que pede Código postal/ CEP pode ser necessário colocar um tracinho “-“ separando os 3 últimos números, assim como já fazemos no Brasil. Pronto! Formulário preenchido! Fácil, não é mesmo? Se você está indo para a Espanha, por exemplo, que o formulário é mais complicadinho, eu fiz esse vídeo aqui mostrando o passo a passo de como preenchê-lo.


Depois de feito tudo certinho, você receberá um e-mail de confirmação com o cartão de localização do passageiro com todas as informações que você colocou. Confira tudo! Você deve salvar o documento, e eu sugiro ter uma versão digital no seu e-mail, salvo no seu celular e também levar impresso com você na viagem.


Para a emissão desse documento você não precisa pagar nenhuma taxa, não precisa de despachante, nem autenticar em cartório. É assim, bem simples! Basta salvar, imprimir e levar para apresentar no embarque com a cia aérea e se pedirem na chegada em Portugal. Então deixei ele sempre a mão. Ele pode ser preenchido faltando até 4 dias para sua viagem, deixe para preenche-lo só quando tiver certeza de todas as informações, principalmente com relação aos dados do voo para Portugal.



Se continua inseguro para preencher sozinho, você pode pedir no balcão da cia aérea para te auxiliar. Se ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, e claro comente quais outros documentos você tem dúvida e quer que eu mostre o passo a passo também.

Apesar de eu ter dividido em etapas para explicar a você, este formulário é bem curtinho e simples. Confere aqui embaixo a carinha dele completa;



Por aqui e em nosso canal no YouTube você encontra outras informações de como tirar o seu certificado de vacinação, tirar o seu passaporte, o certificado de vacinação internacional, entre tantas outras dicas! Tem bastante informação para ajudar a você! Dá uma olhadinha por lá!!




E se está planejando sua viagem, lembre-se que você pode contar com a gente para comprar a sua passagem área e tudo que você precisa para ter uma viagem segura e tranquila!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page