top of page

Formulário SPTH: Como preencher o formulário SPTH da Espanha

Passo a passo de como preencher o formulário SPTH da Espanha.




O SPTH é um tipo de formulário de localização de passageiro que você precisará preencher quando for à Espanha, mesmo que seja apenas em conexão para outro destino. Você sabia da necessidade deste formulário? Sabe como preencher? Agora não precisa mais se preocupar com isso! Aqui vai um passo a passo completo pra te auxiliar!


Independentemente do país em que você estiver, todos os passageiros que chegam à Espanha por via aérea ou marítima, incluindo os que farão conexão e os menores de 12 anos, devem preencher antes de sua saída, um formulário de controle de saúde.


Compre suas passagens com o menor preço! Até 35% de desconto neste link!


Se você for de avião, pode fazer isso através do site https://www.spth.gob.es/ ou do app Spain Travel Health para dispositivo Android ou iOs. Se você for via marítima, deve preenchê-lo através do seguinte link: https://spthm.puertos.es/. É só clicar nos links que informei e será redirecionado para a página de preenchimento.




É importante dizer que o formulário está disponível em inglês, espanhol, francês e alemão. Ao acessar o site você poderá escolher uma dessas línguas para o preenchimento. E caso você não tenha familiaridade com nenhuma das línguas, peça ajuda ou veja se é possível traduzir a sua página no seu navegador.





O navegador Google Chrome já possui uma ferramenta de tradução nativa nele, mas também é possível incluir essa opção em outros navegadores como o Mozilla Firefox, por exemplo. E não precisa se preocupar! Mesmo que você não consiga traduzir a página, será possível fazer o preenchimento com as dicas que eu vou te dar. No site, inclusive, você encontra até um chat de ajuda e outros links com informações que podem ajudar.


Cada formulário é válido para uma pessoa e está associado a uma única viagem. Se o passageiro for menor de idade, o formulário pode ser preenchido com os dados do responsável. Se os passageiros pertencerem à mesma família, pode preencher um único formulário, mas será necessário especificar os dados de cada passageiro e sendo no máximo 15 pessoas, uma vez que cada um terá o seu próprio QR Code.



PASSO A PASSO


Para quem está indo para o destino final na Espanha, você precisará do número do passaporte, informação sobre o meio de transporte internacional, ou seja, data de chegada, n.º voo, companhia aérea, número do assento, informação sobre a estadia na Espanha e do seu e-mail.


Se você for estiver saindo de um país de risco, como o Brasil, irá precisar do certificado de vacinação, exceto os menores de 12 anos. Se tiver o Certificado Digital COVID da UE emitido por um país-membro da União Europeia poderá carregá-lo na aplicação SpTH ao preencher o formulário e assim obterá um QR FAST CONTROL, que agilizará os trâmites à sua chegada na Espanha. Também o obterá se estiver saindo de um país considerado fora de risco.


Mas vamos lá, se você está saindo do Brasil, com destino final na Espanha, você fará assim: Clicará em Continue aqui e escolherá new form, um formulário individual caso vá sozinho, esse da esquerda, ou o group form, esse da direita caso vá em grupo ou com familiares.




Para esse formulário não há cobrança de nenhuma taxa e você não precisa autenticar em cartório. No exemplo utilizamos o individual, e caso você não consiga traduzir por aí, você pode usar esse como referência, para saber onde fica cada item. Você colocará seu sobrenome, nome, número do passaporte, número do voo, que você encontra lá no bilhete da sua passagem, a data de chegada na Espanha, e o e-mail.




Caso você esteja indo apenas fazer uma conexão por lá, você clicará nessa primeira caixinha, que diz: Verifique aqui se o seu destino final não é a Espanha (só chega a Espanha em trânsito ). Se você está indo realmente ficar na Espanha por alguns dias, então deixe sem clicar. E se esses dados forem de um menor de 18 anos, clique nessa segunda caixinha.




No final da página, clique em sou humano e depois na caixinha aceitando os termos. Vá em prosseguir.




Você receberá um e-mail com um link e um código. Clique nesse link e adicione o número do seu passaporte e o código que foi enviado por e-mail. Clique novamente em "eu sou humano" e pode prosseguir.




Etapa 1


Agora você precisará colocar o sexo, o telefone com o prefixo do Brasil + o DDD do seu estado, data de nascimento, endereço completo de onde mora e clique em prosseguir.




Etapa 2


Nessa próxima página você preencherá as informações do seu voo e da sua hospedagem na Espanha. Caso esteja apenas em conexão, você não precisara colocar o endereço de hospedagem.


É importante dizer que você deve preencher este formulário faltando 48 horas para a sua viagem, ou seja 2 dias. E com isso você já poderá ter feito o check-in online da sua companhia aérea. Assim você conseguirá colocar o assento em que irá viajar no voo que chega à Espanha. Em seguida preencha com os dados da sua hospedagem, seja hotel ou residência que você ficará por lá.

Exemplos da etapa 2 para destino final e conexão na Espanha

Clique em salvar e continuar no botão azul lá embaixo. E vamos seguir para próxima etapa.


Etapa 3


Nessa terceira parte, você irá sinalizar por quais países você passou nos últimos 14 dias. Então eu to saindo do Brasil e não fiz outras viagens, coloco Brasil e ali embaixo o motivo da viagem, se é turismo, trabalho, visita familiar. Clica em SIM e pode prosseguir. Se sua viagem a Espanha é somente conexão, o preenchimento se encerra aqui para você te encaminhando diretamente para a pagina de confirmação e download do QRCode





Agora chega a parte que se você tem Espanha como destino final, precisará informar sobre sua vacinação contra Covid-19 e pode ser que pergunte se houve contato com pessoa diagnosticada com Covid, por isso esse formulário só deve ser preenchido faltando dois dias para viagem.


Em seguida será questionado qual o tipo de certificado de vacinação que possui. lembrando que todos acima de 12 anos para viajar a turismo para a Espanha, precisa ter sido vacinado com as duas doses ou a dose única e a Espanha aceita turistas saindo do Brasil com todas as vacinas que são aplicadas aqui.



Nesse caso, quem foi vacinado no Brasil deve escolher o ‘Outro Certificado’, em seguida coloque que será o certificado de vacinação. Coloque os dados da vacina: nome e sobrenome, data de nascimento, vacina administrada, data da última dose e o país de vacinação. Clique em “Validar Certificado” e em seguida clique em salvar.




Agora é só aceitar a declaração e pronto! Fim do processo! Nessa última página você já consegue colocar para salvar e imprimir no formato PDF e você também receberá um QR Code que deverá apresentar impresso ou pelo celular tanto no momento do embarque como na chegada à Espanha. Prontinho, formulário preenchido!

Reforço aqui a importância de sempre ter os documentos impressos caso você não possa acessar o seu celular. Esse realmente é mais complexo do que os outros que tenho visto por aí, mas eu espero que com esse passo a passo você consiga realizar tudo direitinho e levar o seu.


E se você está planejando viajar não perca a oportunidade de ser muito bem assessorado pela minha equipe. E até mesmo você que quer comprar sua passagem aérea ou seguro viagem com segurança e qualidade, é só clicar nos banners ou links que você viu ao longo da página!

Já maratonou os vídeos de dicas de viagem de nosso canal? Tem de tudo lá para você conferir e garantir que sua viagem seja um sucesso! Eu vou te atualizando sobre tudo! Então se chegou até aqui, deixe a sua curtida ou um comentário aqui em baixo. Muito obrigada por todo apoio!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page