top of page

Imigrar para Portugal | Quais são os melhores vistos para morar em Portugal?

Atualizado: 17 de mar. de 2022

Muitos brasileiros buscam melhores condições de vida e oportunidades em Portugal. Saiba quais os principais tipos de visto para quem quer morar lá.




Você que já conhece nosso canal, sabe que eu sempre falo tudo sobre turismo no Brasil e no mundo inteiro. A maior parte dos comentários que a gente tem recebido são de pessoas querendo saber como entrar em Portugal e inclusive morar lá.


Então se você quiser saber como estão as fronteiras para entrar no país, eu atualizo sempre por lá. Mas se seu interesse é viver em Portugal, eu resolvi fazer uma série de vídeos te contando o passo a passo de todas as opções para entrar no país e viver legalmente por lá.


Em nosso canal no YouTube tem uma playlist completa sobre os tipos de vistos e formas de morar legalmente em Portugal. Porque a minha primeira dica para quem quer sair do Brasil é procurar fazer isso da forma certa.


Existem 7 tipos de vistos para morar em Portugal e ter direito ao que o país tem de melhor a oferecer, então ir como turista e permanecer por lá ilegalmente, ou seja, sem que o governo português te dê a permissão de ficar no país com um visto válido, não vai te permitir crescer financeiramente.


Além de você não ter direito à aposentadoria, acabar pagando muito mais caro pelo aluguel, já que não terá documento do país, e ainda correr o risco de levar calote de quem te contratar, porque você não vai poder denunciar quem te contratou, já que estará no país sem a permissão do governo, além de correr o risco de precisar pagar multas e até de ser deportado de volta pro Brasil, deixando lá tudo que adquiriu.


Então o primeiro passo é saber que indo como turista você tem direito a passar 90 dias em Portugal, depois disso, sem entrar com pedido de prorrogação de prazo ou dar entrada em algum outro visto, você estará ilegal no país.


Se você já decidiu que quer fazer tudo do jeito certo, sem correr riscos e podendo usar da saúde pública, de escola pública pros seus filhos, de direitos trabalhistas. Afinal de contas, a gente quer aproveitar bastante a vida após trabalhar, não é mesmo?! Então siga essa série de vídeos que eu fiz com todas as informações para você.


No primeiro vídeo eu faço um apanhado de coisas, te mostrando um panorama das oportunidades para viver em Portugal. No segundo vídeo, explico detalhadamente cada visto, quais os documentos necessários, algumas planilhas para você fazer as suas contas em casa, além de sites e arquivos para você se planejar corretamente.


Não dá para pensar que com poucos euros é possível ficar lá tranquilamente e arranjar um trabalho. Não caia nessa! É preciso muito planejamento, afinal de contas se para mudar de casa, você precisa se planejar, imagina mudar de país, com novas leis e regras. Mas, para te deixar confiante eu te digo que é possível, por experiência própria e de pessoas que já estão em Portugal trabalhando ou estudando. Brasil e Portugal possuem muitas parcerias para quem faz tudo pelo caminho certinho.


Os tipos de vistos mais comuns que você pode solicitar:



Freepik Este visto é para pessoas que querem estudar no ensino superior (licenciatura, mestrado, doutorado), e também se aplica para estudantes de intercâmbio, inclusive para o ensino médio.


O seu visto de estudante terá validade de 4 meses – tempo que terá entre a emissão do visto e a sua ida a Portugal para pedir a sua autorização de residência. Então você tira esse visto ainda do Brasil, se matriculando em uma instituição portuguesa e com isso recebe um cartão de residência com validade de 1 ano e renovável, enquanto permanecer estudando.


Quem tem a autorização de residência para estudo, após acabar o curso, pode ficar mais 1 ano com a autorização de residência para procurar trabalho ou criar uma empresa em território nacional compatível com as suas qualificações.


Então, por exemplo, se você for fazer uma faculdade de 4 anos, depois que finalizar, você pode ficar mais um ano trabalhando por lá e após 5 anos de residência legal no país, você pode solicitar a sua cidadania portuguesa por tempo de residência, podendo tirar seu passaporte europeu e aí você tem uma infinidade de possibilidades para viajar e até morar em outros países.

No visto de residência para estudante você pode reagrupar seu companheiro e filhos menores de idade, e com isso eles poderão morar com você, legalmente e com direito a trabalhar no país.


Esse visto é uma escolha excelente para começar a pensar em morar em Portugal. Uma coisa que já vou te adiantar é que em Portugal todas as universidades são pagas, mesmo as públicas. Mas no vídeo específico deste visto eu vou te mostrar como conseguir bolsa de estudo e te falar das parcerias Brasil-Portugal que podem te ajudar a transformar esse sonho em realidade.


Para cursos com duração menor que 1 ano, o visto é outro, o de estada temporária para estudo. Então ele não te dará todas as regalias que te falei. Vai por mim e investe num curso mais extenso.





Freepik

Esse é o sonho de todo mundo que quer sair do país e não passar perrengue, mas já te falo que é extremamente difícil. Já que nele você recebe ainda no Brasil uma carta convite para trabalhar numa empresa de lá. Ele funciona bastante para quem tem experiências de trabalho mais específicas, ou formações que estão em falta em Portugal.


Para conseguir o visto de trabalho você deve ter um contrato de trabalho ou uma promessa de contrato de trabalho em Portugal, e tirar o visto ainda aqui no Brasil. Você pode encontrar vagas que sejam adequadas a sua profissão e fazer a candidatura e caso dê essa sorte de ter uma empresa que te contrate à distância e que espera seu visto sair para te ter na equipe, você já chega no país trabalhando.


No vídeo específico sobre ele, eu passei os sites mais usados para pesquisar vagas e mostrei como formatar seu currículo pro europass, como eles usam por lá. Basta clicar aqui e conferir!



Cote os melhores seguros de viagem com até 20% de desconto neste link!



Freepik

Se você quer abrir um negócio em Portugal, seja uma filial de empresa que você já tenha no Brasil ou uma nova empresa, você precisa conhecer o visto de empreendedor, o D2.


Para obter este visto, é preciso montar um plano de negócios e comprovar que a atividade pretendida é importante para Portugal, além de demonstrar que você tem capacidade financeira para o empreendimento durante um período.





Freepik Para quem tem alguma renda fixa, como aposentadoria ou rendimentos de imóveis, bens móveis ou aplicações financeiras, o visto D7 é perfeito para você. Portugal tem feito uma ampla campanha chamando aposentados de diversos países para escolher Portugal como o destino para aproveitar a vida.


Com saúde e segurança de qualidades, acesso a diversos tipos de entretenimento e baixo custo de vista se comparado a outros países desenvolvidos, ele se destaca como um lugar ideal para curtir e descansar. Inclusive já até contei no canal como Portugal vem sendo o destino número 1 em várias premiações pelo mundo.



O Golden Visa é uma Autorização de Residência para Atividade de Investimento. Ele é destinado a pessoas que façam grandes investimentos em Portugal, inclusive falei sobre as mudanças de valores para 2022 neste vídeo aqui.


Se você tem uma grande quantia de dinheiro e quer investir em fundos de investimento ou comprar um imóvel por lá a partir de 500.000 euros, este é o visto certo, porque fazendo o investimento, você já recebe a Autorização de Residência.


Então quando você vê esses famosos indo morar em Portugal, pode ter certeza que grande parte é por esse meio. Mas se você não tem milhares de euros para investir, o que vira uma verdadeira fortuna em reais, já que nossa moeda está bem desvalorizada, não se preocupe, nesse vídeo dou dicas e dou mais detalhes sobre esse visto.




Curtiu as informações? Você também pode assistir aos vídeos que indiquei e maratonar a playlist com todas as informações necessárias para que você possa planejar sua viagem e se mudar para Portugal de forma tranquila!


Ah!! Clicando nos links e banners ao longo da página, você contribui com o meu trabalho, garante descontos excelentes e não paga nada a mais por isso. Muito obrigada por chegar até aqui!!


Lisa Fotios


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page