top of page

Portugal libera viagens com o Brasil por tempo indeterminado

As viagens de turismo entre Brasil e Portugal continuam liberadas e agora por tempo indeterminado, ou seja, o governo português não vai estabelecer novas datas limite para análise sobre a entrada de viajantes no país.

Desde setembro do ano passado, Portugal vinha liberando mensalmente decretos permitindo a entrada à turismo de viajantes saindo do Brasil. Mas agora as fronteiras permanecerão abertas sem data para renovar, mostrando a intenção de assim permanecer, a não ser é claro que alguma coisa mude nesse cenário. Você que já está planejando ir para Portugal, não perca a oportunidade e faça o seu seguro viagem clicando no banner abaixo. Você não paga nada a mais por isso! Muito pelo contrário, garante até 20% de desconto e ainda por cima, ajuda o meu trabalho:

O governo português decidiu não impor um período específico para avaliação das permissões de viagem. Por isso, a atual lista que está em vigor, e inclui o Brasil, não possui mais uma data de revisão. O documento afirma que as medidas podem ser analisadas a “qualquer altura, em função da evolução da situação epidemiológica”.


Sobre as regras de entrada para passageiros que saem do Brasil, elas continuam as mesmas, então os vacinados no território brasileiro ainda são obrigados a apresentar um teste para ter o embarque autorizado. Com isso, vacinados ou não e com qualquer vacina continua precisando apresentar o teste negativo que pode ser o de antígeno realizado nas 24 horas anteriores ao embarque ou PCR, com validade de 72 horas. As crianças menores de 12 anos estão dispensadas do teste. Tendo 12 anos ou mais é necessário o teste, ok? Você pode conferir essa matéria também no YouTube. O vídeo é este aqui:

Já para os viajantes que possuem o certificado de vacinação da União Europeia (UE), não é necessário fazer o teste, basta apresentar o certificado de vacinação da UE. Portugal defende que é necessário existir um acordo de reciprocidade entre os dois países para que os certificados de vacinação sejam aceitos. O governo brasileiro ainda não concordou com a condição e exige que todos que entrem no país, sendo brasileiro vacinado ou não, apresentem o teste negativo. A negociação entre Brasil e Portugal para o reconhecimento dos certificados foi iniciada em agosto do ano passado. Outra regra obrigatória é o preenchimento do Formulário de Localização de Passageiros, o tal formulário DGS e tem vídeo lá no nosso canal explicando como fazer o seu. As pessoas que não preenchem o formulário ou que embarcam sem o teste saindo do Brasil podem receber multas de até 800 euros. Já para as companhias aéreas que permitirem o embarque sem os documentos exigidos, a multa prevista é de até 40 mil euros. O vídeo ensinando a preencher o formulário DGS está aqui embaixo com o passo a passo em detalhes:

Portanto, mesmo que esteja vacinado, leve seu teste e lembre-se de preencher o formulário de todos os viajantes, inclusive as crianças, logo após concluir o check-in online ou até 4 dias antes do seu embarque. E se ainda não comprou as suas passagens aéreas, não perca a oportunidade! Clicando neste banner aqui você garante excelentes preços e condições:

Portugal ainda não está aberto a todos os países do mundo para o turismo e segue aceitando apenas os turistas de algumas nações, como é o caso do Brasil, Canadá, EUA, Reino Unido e da própria UE. No total, atualmente, está permitido o acesso ao território português a turismo para 48 países. Muitas nações só possuem permissão para entrar em Portugal por motivo essencial.

Portugal retirou recentemente a necessidade de apresentação do certificado de vacinação ou teste negativo para a entrada em diversos estabelecimentos, eu trouxe um vídeo aqui para você com todas as novas medidas.

  • Vamos fazer um resumão de como está por agora em Portugal?

A Máscara segue obrigatória em espaços fechados.

Nos Transportes Públicos é preciso utilizar a máscara, mas os Transportes já andam sem limite de ocupação.

Os acessos aos hotéis, restaurantes, eventos, bares, discotecas e a outros espaços/serviços públicos seguem agora sem restrições, não havendo a necessidade de apresentar o certificado de vacinação ou teste.

Os únicos locais onde seguem obrigatórios apresentar o teste são na entrada ao país, caso não tenha o certificado de vacinação de algum país válido para Portugal, como é o caso do Brasil, ou também para ter acesso a lares de idosos e a estabelecimentos de saúde, caso não tenha uma dose de reforço da vacina há pelo menos 14 dias.

Precisamos ficar atentos porque depois de uma grande queda de casos de contaminação de Covid-19 no mês de fevereiro aqui em Portugal, o mês de março vem registrando um novo aumento das infecções. E alguns especialistas já dizem que devemos passar por uma montanha-russa nos números de novos casos, mas que segundo o epidemiologista Manuel Carmo Gomes:

"cada um dos picos da montanha será inferior ao pico anterior"

Cientistas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa avisam sobre o ressurgimento de casos de uma linhagem da variante Ômicron, e apontam que já não se pode falar de estabilização de casos. Eles preveem que daqui a duas semanas, Portugal pode voltar a registar 20 mil casos diários. O boletim desta quinta-feira, dia 10 de março, registrou 18 mortes e 12 794 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Neste momento, Portugal regista 482 801 casos ativos de Covid-19.


Ficou com dúvidas? Não se preocupe! Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.

E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com meu trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.

Muito obrigada!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page